Chamada Pública nº 1

resultados

O Instituto Serrapilheira tem o prazer de informar que concluiu o processo de seleção da 1ª Chamada Pública.

Escolher 65 projetos do universo de 1.955 propostas recebidas foi tarefa extremamente difícil. Participaram da chamada pesquisadores de 331 instituições diferentes, espalhadas por 26 unidades federativas do país.

Predominaram projetos de pesquisa em ciências da vida (60%), seguidos por engenharias (13%), química (9%), ciências da terra (6%), ciência da computação (5%), física (5%) e matemática (2%).

Conheça os pesquisadores selecionados

Veja abaixo gráficos com mais detalhes sobre os resultados:

Temas

A chamada previa que os pesquisadores classificassem seus projetos segundo sete grandes temas propostos por nós. Assim foi feito. Dos 65 projetos selecionados, prevaleceram, pela ordem, pesquisas relativas a informação, tempo, energia, identidade, matéria, forma e espaço.

Buscamos jovens pesquisadores que não temem se arriscar em busca de descobertas capazes de ampliar as fronteiras de seus respectivos campos.

Critérios de avaliação

Uma vez mais, é importante registrar os critérios que nortearam a seleção final. Interessa-nos sobretudo incentivar a ousadia científica. Buscamos jovens pesquisadores que não temem se arriscar em busca de descobertas capazes de ampliar as fronteiras de seus respectivos campos. Este é o denominador comum de todos os 65 finalistas desta primeira chamada.

Qualidade das propostas

A qualidade geral das propostas, das quais selecionamos um número relativamente pequeno (cerca de 3.6% do total), nos leva a crer que candidatos excelentes ficaram de fora da lista final de aprovados. Diante disso, estamos considerando a possibilidade de revisitar projetos não selecionados para identificar pesquisadores que poderão ser apoiados no futuro (fora do contexto desta 1ª Chamada Pública), segundo critérios que ainda serão debatidos e tornados públicos oportunamente.

Agradecimento

Agradecemos a todos que participaram dessa primeira iniciativa: aos pesquisadores que nos enviaram suas propostas; aos mais de 300 revisores, brasileiros e estrangeiros, que nos ajudaram a avaliar em 90 dias cerca de 2 mil projetos; aos 12 membros do nosso Conselho Científico; às instituições de pesquisa, agências de fomento e órgãos de imprensa que divulgaram nossa 1ª Chamada Pública. Não teríamos alcançado nosso objetivo sem essa generosa colaboração.

Por fim, sugerimos à comunidade científica que fique atenta a nosso site e nossas redes sociais. Em breve anunciaremos nossos projetos para 2018.