programa de apoio à ciência

Chamada Pública nº3 /2019

edital

Objetivo

O objetivo desta Chamada é apoiar o desenvolvimento da carreira de jovens cientistas que, em busca da construção ou consolidação de suas agendas de pesquisa, proponham grandes perguntas em suas áreas.

Tipo de pesquisa que vamos apoiar

O Serrapilheira vai apoiar exclusivamente projetos de pesquisa fundamental, que dizem respeito às perguntas “como, quando e por quê”, não às perguntas utilitárias (“para que serve”).

Áreas apoiadas

O Serrapilheira vai financiar projetos que contribuam para o conhecimento fundamental em: ciências naturais, matemática e ciência da computação.

No entendimento do instituto, as ciências naturais são todas as ciências que indagam a natureza, tentando compreendê-la em seus aspectos mais gerais e essenciais. As ciências naturais incluem, prioritariamente: as ciências da vida, física, geociências e a química.

Propostas interdisciplinares nessas áreas são igualmente bem-vindas.

Projetos que vamos apoiar

O Serrapilheira vai conceder recursos flexíveis para projetos originais, criativos, inovadores e audaciosos, mesmo que envolvam estratégias de risco.

Projetos que não vamos apoiar

Não serão apoiados projetos que sejam uma clara continuação de projetos anteriores, com resultados já previsíveis. É necessário que haja alguma inovação.

Não serão apoiados projetos voltados exclusivamente a testes clínicos, estudos de saúde pública, desenvolvimento de biomarcadores e desenvolvimento de processos e produtos.

Datas importantes

Lançamento da Chamada

18 de setembro 2019

Início envio de propostas

18 de novembro 2019

Prazo final para envio

18 de dezembro 2019 às 15h
(horário de Brasília)

Divulgação dos aprovados

24 de abril 2020

Início do apoio

10 de junho 2020

Para baixar

As instruções para inscrição e informações relacionadas a esta chamada estão disponíveis nos arquivos abaixo:

Dúvidas? Entre em contato com chamada@serrapilheira.org