26/03/2021 05:38

Conheça as novidades do programa de Divulgação Científica

  • Institucional

Apoio agora será focado em iniciativas de jornalismo e mídias profissionais. Saiba como propor um projeto

O Programa de Divulgação Científica do Serrapilheira mudou. A partir de 2021, os apoios serão concentrados em iniciativas de mídia e jornalismo profissionais. Isso inclui não apenas jornais, televisão, rádio e a imprensa em geral, mas também meios digitais e plataformas de entretenimento.

Outra mudança é que não temos mais edital.  Isso significa que receberemos propostas a qualquer momento do ano. Mas fique atento (a) ao submetê-la: queremos conhecer um pouco da sua história. Por isso, conte-nos não apenas sobre o seu projeto, mas também sobre sua organização e estratégia de atuação. 

Caso tenha uma proposta alinhada à nova diretriz do programa, preencha este formulário e envie para: divulgacaocientifica@serrapilheira.org Por favor, inclua “carta de apresentação” no título do e-mail.

Propostas que não se alinhem com as áreas de atuação e os valores do Serrapilheira serão desconsideradas. 

Por que jornalismo e mídia?

A pandemia de Covid-19 evidenciou o papel fundamental da informação verificada e a urgência de combater a desinformação. Nesse momento, é especialmente importante o apoio a iniciativas que contribuam profissionalmente para aumentar a qualidade do debate público sobre ciência.

Oito dicas para uma boa proposta de projeto

[Conteúdo  adaptado do texto “Dicas para mandar bem em editais”, das criadoras do podcasts 37 graus Bia Guimarães e Sarah Azoubel]

1 – Sua proposta deve ser fácil de entender e agradável de ler. Responda exatamente o que foi perguntado pelo formulário, com atenção à linguagem. 

2 – Seja original. Você precisa dizer o que o seu projeto tem de diferente dos outros (um formato inovador, uma abordagem inusitada, um público-alvo que ainda não está sendo atendido). Lembre-se que, para descobrir a originalidade do seu projeto, você primeiro precisa ter estudado o cenário geral e ter adquirido repertório. Assim você corre menos risco de criar algo parecido com o que já existe.

3 – Fuja dos clichês e das frases genéricas. Em vez de escrever que o seu projeto traz “um bate-papo sobre diferentes assuntos”, diga quais assuntos são esses. Em vez de falar que você vai fazer um produto “leve e descontraído” ou “sólido e rigoroso”, dê exemplos concretos que mostrem qual vai ser o tom do projeto.

4 – Seu resumo deve fisgar a atenção do avaliador. São aquelas duas frases capazes de deixar a pessoa com vontade de conhecer melhor o projeto. Não se preocupe, você vai ter outros campos do formulário para explicar melhor o formato, a estratégia, a equipe, a duração, as técnicas e os processos envolvidos.

5 – Evidencie o que torna vocês a equipe certa para fazer esse projeto. Vocês têm as habilidades necessárias? Uma bagagem cultural e profissional que tem tudo a ver com o projeto? As vivências que vão tornar tudo mais interessante? Diga tudo isso.

6 – Descreva bem o seu público-alvo. Seja específico, mostre que pesquisou e que conhece suas potenciais audiências. Diga quem são, onde vivem, o que fazem, do que gostam e como seu projeto vai satisfazê-los. Jamais escreva “público geral” quando for falar do seu público-alvo.

7 – Conte o que você já faz de bom e o quanto o seu projeto já cresceu, mas aproveite para contar também quais habilidades você e sua organização querem desenvolver ainda mais e por que esse apoio vai ser importante para o seu projeto. 

8 – Escreva sua proposta e a deixe descansando por alguns dias. Quando você ler de novo, vai notar pontos que ainda precisam ser trabalhados e vai perceber quais partes podem cair fora.

  • Temas
  • divulgação científica
  • jornalismo
  • mídia