O Haiti foi a primeira colônia negra do mundo a abolir a escravidão e o segundo país livre da América, depois dos Estados Unidos. Este pioneirismo teve um alto preço, e o país caribenho sofreu inúmeras sanções, bloqueios e boicotes para que, inclusive, o resto do mundo não conhecesse verdadeiramente sua história. As consequências de tais ações perduram até hoje, e surpreende o agravamento dos estragos causados por forças naturais, a partir do ressurgimento de forças coloniais que repovoaram nossas terras sob a égide do humanitarismo. São diversos os estudos que hoje apontam para o impacto negativo (sobretudo ambiental) da ação humanitária no país, bem como para o papel de força de trabalho super-explorada que os haitianos em diáspora, assumem nos países onde podem ser acolhidos.
Neste processo, famílias foram separadas, sonhos interrompidos, e a importante história do Haiti foi roubada. Portanto o narrador desta temporada, lançará mão de diferentes recursos para fazer ciência a partir de sua própria vida, história e trajetória. Afinal, pode abordar o assunto em primeira pessoa, já que não só é doutorando sobre o tema na Universidade Federal do ABC, como também viveu a travessia do desespero, de quem foge de um cenário de devastação e escassez e ousa voltar a sonhar com o amanhã.
Os serviços deste site podem conter links para outros sites ou serviços on-line que são operados e mantidos por terceiros e que não estão sob controle ou são mantidos pelo Instituto Serrapilheira.
Os artigos deste site podem incluir conteúdo incorporado de outros sites.
O site armazena as informações pessoais que os usuários registram em nosso site as quais só podem ser acessadas e editadas pelos administradores do site.
O usuário pode solicitar que apaguemos todos os dados pessoais que mantemos sobre ele. Isso não inclui nenhum dado que somos obrigados a manter para fins administrativos, legais ou de segurança.
Nenhum dado sobre os visitantes que se inscrevem no site é negociado pelo Instituto Serrapilheira, sob nenhuma circunstância.
O Instituto Serrapilheira pode decidir alterar a sua política de uso de dados a qualquer momento e por sua exclusiva deliberação.