Dalton Colombo

Ciência da Computação

O projeto de Dalton Colombo é uma abordagem inovadora para aumentar a eficiência dos circuitos, uma ideia com potencial significativo no desempenho de eletrônicos, especialmente em termos de consumo de energia e custo de fabricação. Colombo iniciou sua jornada acadêmica na engenharia da computação pela Universidade Federal de Itajubá, e realizou o mestrado e doutorado em microeletrônica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Parte do período de doutorado foi realizado na empresa norte-americana Texas Instruments. Além disso, teve uma passagem como pesquisador visitante, em 2010, no laboratório de circuitos integrados da Université du Québec à Montréal, Canadá. Atualmente professor na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, utiliza o tempo livre para a yoga, longos banhos de cachoeira e passeios com Luna, sua filha de quatro patas.  

 

Chamadas

Chamada 6

Projetos

Os circuitos eletrônicos existentes operam com base em sinais em formatos analógico e digital. É possível mudar esse paradigma e utilizar sinais no domínio tempo?
Ciência / Ciência da Computação

Este projeto visa o desenvolvimento de uma nova classe de circuitos eletrônicos com potencial de serem mais eficientes que os tradicionais, e adequado a algumas aplicações computacionais atuais, que por exemplo demandam baixo consumo energético e baixo custo de fabricação. 

Esses novos circuitos eletrônicos utilizam o intervalo de tempo entre pulsos elétricos para codificar e processar dados. Chamamos esta abordagem de computação no domínio tempo. Esta solução é interessante porque combina as vantagens dos formatos de sinais analógico e digital, simultaneamente. Em outras palavras, tenta-se processar da melhor maneira, informações analógicas por meio de circuitos digitais eficientes. 

Ao propor novas topologias de circuitos eletrônicos CMOS e tentar realizar o processamento de dados inteiramente no domínio do tempo, este projeto investiga se é possível mudar o paradigma atual de operação de circuitos eletrônicos e se melhores hardwares podem ser desenvolvidos.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 394.216,00
Grant Fapemig: R$ 256.607,00

Instituições

  • Universidade Federal de Minas Gerais