Equipe

Equipe executiva

Núcleo responsável pela gestão do Serrapilheira, presidido pelo geneticista francês Hugo Aguilaniu.

Diretor-presidente

Biólogo, se dedicou às bases genéticas dos processos de envelhecimento. É doutor pela Universidade de Gothenburg (Suécia), pós-doutor pelo Salk Institute for Biological Studies (EUA) e membro do National Scientific Research Council (França). Foi diretor de um laboratório na École Normale Supérieure em Lyon. Os resultados de sua pesquisa científica foram publicados em revistas como Nature, Science, Cell Metabolism e PLoS Biology e premiados pelo CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e European Research Council (ERC). Também foi Pesquisador Visitante Especial na Universidade de São Paulo (USP) e mediou relações institucionais entre universidades francesas e brasileiras.

Diretora, Gestão Institucional

Economista formada pela USP, dedicou a primeira metade de sua vida profissional à área estratégica de finanças em grandes multinacionais como Unilever, Alcoa e Diageo. Depois mudou o foco e ingressou no terceiro setor, buscando um intercâmbio entre a experiência adquirida no setor privado e a realidade de fundações, institutos e organizações não governamentais em geral, como IDIS, Instituto Rukha, Junior Achievement, Ismart e Arapyaú. Desde 2006 atua como consultora de estratégia nas áreas de finanças e de gestão, estruturando start ups, empresas até médio porte e ONGs. No Serrapilheira, é responsável pela área de Gestão Institucional.

Diretora, Pesquisa Científica

Bióloga, se dedicou aos estudos de humanização de anticorpos e autoimunidade no contexto de transplantes. Doutora em Imunologia pela USP, mestre em Biologia Molecular pela UnB, é especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp, onde participou de pesquisas em percepção pública da ciência. Foi pesquisadora visitante no Center for International Studies (MIT). Foi presidente da SciBr Foundation, organização sem fins lucrativos sediada em Cambridge (EUA), que promove redes interdisciplinares de conhecimento, agregando brasileiros que atuam no exterior. No Serrapilheira, é responsável pelas iniciativas de apoio à pesquisa científica – da elaboração de chamadas públicas à busca ativa por pesquisadores e projetos.

Diretora, Divulgação Científica

Bacharel e mestre em Literatura Russa e Portuguesa pela USP e UFRJ, foi alfabetizada no IRC. É co-organizadora do livro Brasil em Movimento – Reflexões sobre os Protestos de Junho (Rocco) e coordenou projetos com foco em arte, tecnologia e ativismo para organizações do terceiro setor (CulturaDigital.Br, ITS-Rio, Coding Rights), televisão (MTV, Canal Curta), rádio, mídia impressa, exposições e plataformas digitais (Panfletos da Nova Era, portal de Jorge Mautner). No Serrapilheira, é responsável pela gestão de divulgação científica.

Analista, Pesquisa Científica

Formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é pesquisadora na área de Filosofia da Ciência e mestranda em estudos contemporâneos da artes. Nos últimos anos se dedicou à pesquisa e produção de conteúdo em projetos nas áreas de cultura, artes e educação. No Serrapilheira, além de participar da busca ativa por pesquisadores e projetos, atua em iniciativas de apoio à pesquisa científica, na elaboração de chamadas públicas e no relacionamento com pesquisadores apoiados.

Analista, Comunicação

Jornalista pela UFRJ e advogada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), trabalhou na Comunicação de instituições científicas como Academia Brasileira de Ciências (ABC), Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT) e Programa de Oncobiologia da UFRJ. Tem experiência na cobertura jornalística de áreas como Física, Matemática e Ciências da Vida. Foi repórter do jornal o Estado de S. Paulo, cobrindo temas em Cidades e Política. No Serrapilheira, produz conteúdo para o site, redes sociais e material institucional e faz assessoria de imprensa.

Conselho Científico

Órgão de assessoramento da equipe executiva, com papel fundamental na seleção de projetos a serem apoiados pelo instituto. Formado por 12 cientistas filiados a instituições brasileiras e estrangeiras, é responsável por zelar pela excelência científica das iniciativas do Serrapilheira. Presidido por Edgar Dutra Zanotto.

Foto de Edgar Dutra ZanottoPresidente do Conselho Científico

Professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo. É editor da Journal of Non-Crystalline Solids e diretor do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Materiais Vítreos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp. Estuda sobretudo a cristalização e as propriedades de vidros e vitrocerâmicas.

Foto de Ana Carolina Carnaval Bióloga e professora da City College de Nova York. Concluiu o pós-doutorado no Museu de Zoologia de Vertebrados da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Pesquisa evolução, ecologia, biodiversidade e biogeografia.

Foto de Cristina P. de CamposPesquisadora no GeoCenter, no Departamento de Ciências Ambientais e da Terra da Universidade de Munique, na Alemanha, é membro da Sociedade Alemã de Mineralogia e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Especialista em petrologia e vulcanologia experimental, estuda a origem e a evolução da composição dos magmas geradores das rochas, desde basaltos a riolitos. Seus mais recentes projetos de pesquisa estão focados em super-vulcões dos vários continentes.

Foto de Fatima Maria de Souza MoreiraProfessora titular no Departamento de Ciência do Solo na Universidade Federal de Lavras (MG) e presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, foi pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e a coordenadora brasileira do projeto Conservação e Manejo Sustentável da Biodiversidade Abaixo do Solo, financiado pelo Fundo Mundial para o Ambiente.

Foto de Luiz Davidovich Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2010 recebeu o prêmio Almirante Álvaro Alberto, considerado um dos mais importantes da ciência brasileira. Preside a Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde março de 2016 e é especialista em óptica quântica.

Foto de Mayana ZatzProfessora titular de genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), é coordenadora do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Envelhecimento e Doenças Genéticas: Genômica e Metagenômica.

Foto de Oswaldo Luiz AlvesProfessor titular do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade de Campinas (Unicamp), finalizou seu doutorado na Unicamp e seu pós-doutorado no Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS), na França. Seu foco de pesquisa está no desenvolvimento de nanomateriais e na interação das nanoestruturas com sistemas biológicos.

Vice presidente e Chief Technology Officer da Dell EMC. É lider de pesquisa de um sistema computacional de sequenciamento meta-genômico para a análise de micro-biomas em nível local e global. A pesquisa tem o objetivo de descobrir padrões de virulência em conjuntos de micro-biomas que podem antecipar o início de epidemias e novas doenças.

Foi a responsável pela criação do programa de pós graduação em Data Science no Worcester Polytechnic Institute (WPI). É membro do Boston Club para o avanço de mulheres líderes e tem como missão pessoal orientar e aumentar a presença de mulheres nas ciências básicas e aplicadas.

Foto de Paulo J. M. MonteiroProfessor do Departamento de Engenharia Civil e Meio Ambiente da Universidade da Califórnia e pesquisador do Departamento de Materiais no Laboratório Nacional Lawrence, ambos em Berkeley. É membro da Sociedade Americana de Engenheiros Civis e da Academia de Ciências Europeia.

Foto de Stevens RehenNeurocientista, é professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Preside o comitê brasileiro da Pew Charitable Trusts e é membro do conselho do Museu do Amanhã. Foi pioneiro no estudo de células-tronco no Brasil.

Professora nos departamentos de Microbiologia e Bioquímica no UT Southwestern Medical Center, é doutora em genética molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pós- doutorado na Escola de Medicina da Universidade de Maryland. Recebeu o prêmio ASM 2015 de Pesquisa da Eli Lilly and Company-Elanco e foi vencedora do Discovery Fast-track Challenge de 2014 da GSK.

Professora do Departamento de Matemática da Universidade de Chicago, Wilkinson completou a graduação pela Universidade de Harvard em 1989 e o doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley, em 1995. Seu trabalho tem como foco as propriedades geométricas e estatísticas de difeomorfismos e fluxos com ênfase particular na ergodicidade estável e hiperbolicidade parcial. Em 2011, ela recebeu o Prêmio Satter de Matemática por seu trabalho em conjunto com Keith Burns sobre ergodicidade estável de sistemas parcialmente hiperbólicos. Desde 2013 é membro da American Mathematical Society.

Conselho Administrativo

Define as orientações gerais do Serrapilheira e aprova os planos de trabalho propostos pela equipe executiva.
É presidido por Branca Vianna Moreira Salles.

Presidente do Conselho Administrativo

Instituto Serrapilheira

Presidente do Conselho Científico

Universidade Federal de São Carlos

Fundo Pitanga

Instituto Serrapilheira

Dynamo Administradora de Recursos

Grupo Ultrapar