Equipe

Equipe executiva

Núcleo responsável pela gestão do Serrapilheira, presidido pelo biólogo geneticista Hugo Aguilaniu.

Diretor-presidente

Biólogo, se dedicou às bases genéticas dos processos de envelhecimento. É doutor pela Universidade de Gothenburg (Suécia), pós-doutor pelo Salk Institute for Biological Studies (EUA) e membro do National Scientific Research Council (França). Foi diretor de um laboratório na École Normale Supérieure em Lyon. Os resultados de sua pesquisa científica foram publicados em revistas como Nature, Science, Cell Metabolism e PLoS Biology e premiados pelo CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e European Research Council (ERC). Também foi Pesquisador Visitante Especial na Universidade de São Paulo (USP) e mediou relações institucionais entre universidades francesas e brasileiras.

Diretora, Pesquisa Científica

Bióloga, se dedicou aos estudos de humanização de anticorpos e autoimunidade no contexto de transplantes. Doutora em Imunologia pela USP, mestre em Biologia Molecular pela UnB, é especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp, onde participou de pesquisas em percepção pública da ciência. Foi pesquisadora visitante no Center for International Studies (MIT). Foi presidente da SciBr Foundation, organização sem fins lucrativos sediada em Cambridge (EUA), que promove redes interdisciplinares de conhecimento, agregando brasileiros que atuam no exterior. No Serrapilheira, é responsável pelas iniciativas de apoio à pesquisa científica – da elaboração de chamadas públicas à busca ativa por pesquisadores e projetos.

Gestor, Pesquisa Científica

Administrador formado pela Faculdade DeVry Ruy Barbosa, especialista em gestão pública municipal (UFBA) e mestre em políticas de desenvolvimento internacional (Duke University), atuou na gestão de organizações sociais, coordenação de projetos, assistente de pesquisa e na gestão pública. No Serrapilheira, é parte da equipe de Pesquisa Científica, atuando como gestor.

Diretora, Divulgação Científica

Bacharel e mestre em Literatura Russa e Portuguesa pela USP e UFRJ, foi alfabetizada no IRC. É co-organizadora do livro Brasil em Movimento – Reflexões sobre os Protestos de Junho (Rocco) e coordenou projetos com foco em arte, tecnologia e ativismo para organizações do terceiro setor (CulturaDigital.Br, ITS-Rio, Coding Rights), televisão (MTV, Canal Curta), rádio, mídia impressa, exposições e plataformas digitais (Panfletos da Nova Era, portal de Jorge Mautner). No Serrapilheira, é responsável pela gestão de divulgação científica.

Analista, Comunicação

Jornalista pela UFRJ e advogada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), trabalhou na Comunicação de instituições científicas como Academia Brasileira de Ciências (ABC), Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT) e Programa de Oncobiologia da UFRJ. Tem experiência na cobertura jornalística de áreas como Física, Matemática e Ciências da Vida. Foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, cobrindo temas em Cidades e Política. No Serrapilheira, é responsável pela produção de conteúdo e gestão do site, mídias digitais e comunicação institucional.

Assessora, Relacionamento

Bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pós-graduada em gestão do conhecimento do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (COPPE/UFRJ) e mestre em tradução pelo Colegio de México. Trabalhou como revisora e tradutora no mercado editorial e para veículos de comunicação, instituições acadêmicas e empresas multinacionais, no Brasil e no exterior. No Serrapilheira, é responsável pela assessoria de relacionamento, infraestrutura e suporte para garantir o bom funcionamento dos programas do Instituto.

Scientific Advisory Board

Órgão de assessoramento da equipe executiva e do Conselho Administrativo.

Presidente do Scientific Advisory Board

Diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Brasil)

Conselheiro da Fundação Champalimaud (Portugal)

Líder de grupo de pesquisa no Centro de Doenças Infecciosas da Universidade de Heidelberg / Departamento KEMRI de Biociências no Wellcome Trust (Alemanha/ Quênia)

Professor no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Princeton (EUA)

Professor na Faculdade de Ciências e Políticas Ambientais da Universidade George Mason (EUA)

Professora na Universidade de Princeton (EUA)

Presidente da Academia Brasileira de Ciências / professor no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

Chefe do Departamento de Física Teórica da Universidade de Chicago (EUA)

Professora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista de Araraquara (Brasil)

Conselho Administrativo

Define as orientações gerais do Serrapilheira e aprova os planos de trabalho propostos pela equipe executiva.
É presidido por Branca Vianna Moreira Salles.

Presidente do Conselho Administrativo

Instituto Serrapilheira

Universidade Federal de São Carlos

Fundo Pitanga

Instituto Serrapilheira

Dynamo Administradora de Recursos

Grupo Ultrapar