Equipe

Equipe executiva

Núcleo responsável pela gestão do Serrapilheira, presidido pelo geneticista Hugo Aguilaniu.

Hugo Aguilaniu - Diretor-presidente

Hugo Aguilaniu é nativo de Grenoble, na França. Ele foi treinado como agrônomo em Bordeaux e prosseguiu seus estudos na Suécia, onde obteve seu PhD em genética molecular pela Universidade de Chalmers, em 2003. Foi então pós-doutorando no Salk Institute (La Jolla, CA, EUA) entre 2003 e 2006, onde estudou o processo de envelhecimento. Em 2006, entrou para o Centre Nationale pour la Recherche Scientifique (CNRS, França), onde se tornou diretor científico em 2011. Ele liderou um laboratório que continuou estudando a base molecular do processo de envelhecimento na Ecole Normale Supérieure de Lyon (ENS de Lyon) de 2007 a 2017.

Foi membro do comitê nacional do CNRS de 2016 a 2017, recebeu uma subvenção da ERC e a medalha de bronze do CNRS em 2015. Durante alguns anos, manteve forte colaboração com laboratórios parceiros na Universidade de São Paulo (USP) e liderou algumas iniciativas institucionais entre a ENS de Lyon e a USP. Em 2017, foi selecionado para assumir a direção do Instituto Serrapilheira no Rio de Janeiro. Ele também é membro do Conselho Curador da FAPERJ (agência de financiamento público do estado do Rio de Janeiro) desde 2020.

Cristina Caldas – Diretora, Programa de Ciência

Bióloga, se dedicou aos estudos de humanização de anticorpos e autoimunidade no contexto de transplantes. Doutora em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Biologia Molecular pela Universidade de Brasília (UnB), é especialista em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde participou de pesquisas em percepção pública da ciência. Foi pesquisadora visitante no Centro para Estudos Internacionais do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Foi presidente da SciBr Foundation, organização sem fins lucrativos sediada em Cambridge (EUA), que promove redes interdisciplinares de conhecimento, agregando brasileiros que atuam no exterior. No Serrapilheira, é responsável pelas iniciativas de apoio à ciência – da elaboração de chamadas públicas à busca ativa por pesquisadores e projetos.

Michel Chagas – Gestor, Programa de Ciência

Administrador formado pela Faculdade DeVry Ruy Barbosa, especialista em gestão pública municipal pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em políticas de desenvolvimento internacional (Duke University), atuou na gestão de organizações sociais, coordenação de projetos, assistente de pesquisa e na gestão pública. No Serrapilheira, é parte da equipe de apoio à ciência, atuando como gestor.

Kleber Neves – Gestor, Programa de Ciência

Biomédico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Neurociências pela mesma instituição, se dedicou à pesquisa sobre a evolução do sistema nervoso e da cognição. Foi parte da equipe coordenadora da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade, trabalhando com metaciência, bioestatística, reprodutibilidade e cientometria. Faz parte do Board of Directors do ASAPBio, organização que promove a transparência na comunicação científica em ciências da vida. No Serrapilheira, trabalha como gestor na diretoria de ciência, cuidando da avaliação de impacto do programa.

Natasha Felizi – Diretora, Programa de Jornalismo e Mídia

Bacharel e mestre em Literatura Russa e Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É co-organizadora do livro Brasil em Movimento – Reflexões sobre os Protestos de Junho (Rocco) e coordenou projetos com foco em arte, tecnologia e ativismo para organizações do terceiro setor (CulturaDigital.Br, ITS-Rio, Coding Rights), televisão (MTV, Canal Curta), rádio, mídia impressa, exposições e plataformas digitais (Panfletos da Nova Era, portal de Jorge Mautner). No Serrapilheira, é responsável pelo Programa de Divulgação Científica.

Raika Moisés – Gestora, Programa de Jornalismo e Mídia

Jornalista de formação e doutoranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha em organizações da sociedade civil há mais de dez anos, com experiência no Brasil e no exterior. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em cultura, raça, corporeidade e direitos humanos, além da escrita, edição e publicação de conteúdos de jornalismo; comunicação digital; produção; registro audiovisual; projetos socioculturais e pesquisa. No Serrapilheira, é responsável pela gestão e acompanhamento de projetos de Divulgação Científica.

Clarice Cudischevitch – Gerente, Comunicação

Jornalista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e advogada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), trabalhou no setor de Comunicação de instituições científicas como Academia Brasileira de Ciências (ABC), Instituto Nacional de Neurociência Translacional (INNT) e Programa de Oncobiologia da UFRJ. Tem experiência na cobertura jornalística de áreas como física, matemática e ciências da vida. Foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, cobrindo temas em Cidades e Política. No Serrapilheira, é responsável pela coordenação e produção de conteúdo para o site, mídias digitais e comunicação institucional e pela gestão do blog Ciência Fundamental na Folha de São Paulo.

Pedro Lira – Analista, Comunicação

Jornalista pelo Instituto de Educação Superior de Brasília, trabalhou como repórter em veículos de jornal impresso, revista e site. Desde 2016 tem direcionado a experiência no jornalismo para a produção de conteúdo informativo em redes sociais, criando diferentes estratégias de engajamento e adaptação para as diversas plataformas. Cobriu para veículos independentes, nacionais e internacionais, temas de direitos humanos, novos negócios e impacto social. No Serrapilheira é responsável pela elaboração de estratégias de campanhas, produção de conteúdo para o blog Ciência Fundamental, na Folha de São Paulo, site, mídias digitais e interação com a audiência.

Camila Teicher – Gerente, Formação em Ecologia Quantitativa

Bacharel em Letras pela PUC-Rio, pós-graduada em gestão do conhecimento pelo Centro de Referência em Inteligência Empresarial da COPPE (UFRJ), pós-graduada em gerenciamento de projetos, portfólios e programas pela Escola de Negócios da PUC-Rio e mestre em tradução pelo Colegio de México. Trabalhou como revisora e tradutora no mercado editorial e para veículos de comunicação, instituições acadêmicas e empresas multinacionais, no Brasil e no exterior. No Serrapilheira, é responsável pela gestão e acompanhamento do Programa de Formação.

Caroline Cavalcante – Assessora de Operações

Produtora cultural pela Universidade Federal Fluminense, recebeu Prêmio de Excelência Láurea Acadêmica em reconhecimento ao mérito de estudantes da UFF. Trabalhou como produtora em projetos educativos em museu e espaços culturais do Rio de Janeiro com foco na área administrativa. Contribuiu para a realização de eventos de impacto social no terceiro setor. No Serrapilheira, é responsável pela gestão administrativa e operacional da instituição e apoio à direção executiva e programática em temas logísticos e eventos.

Equipe administrativo-financeira

Núcleo responsável pelo suporte e assessoramento da equipe executiva nas questões administrativo-financeiras do Serrapilheira, está integrado à empresa de gestão de investimentos Brasil Warrant (BW).

Luciana Varella
Diretora administrativo-financeiro

Claudia Gusmão
Analista administrativo

Carlos Paixão
Analista financeiro

André Cardoso
Analista financeiro

Scientific Advisory Board

Órgão de assessoramento da equipe executiva e do Conselho Administrativo. Presidido por Francilene Procópio Garcia.

Francilene Procópio Garcia – Ciência da computação

Francilene Procópio Garcia atua na gestão de programas de CT&I, com ênfase em: gestão do impacto da TI em sistemas produtivos, planejamento e gestão de empreendimentos inovadores, e planejamento e avaliação de políticas públicas em CT&I. Foi secretária da SBPC na última gestão 2021 a 2023 e eleita para a atual Diretoria (2023-2025) para o cargo de vice-presidente.

Ana Maria Fonseca de Almeida – Diversidade

Ana Maria Fonseca de Almeida é coordenadora do Programa Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  É líder do grupo de pesquisa sobre Educação, Instituições, Desigualdades (Focus) da Unicamp e co-presidente do Gender Working Group do Global Research Council.

Antonio Coutinho – Ciências da vida

Atualmente conselheiro da Fundação Champalimaud (Portugal), o imunologista Antonio Coutinho ajudou a esclarecer como funciona o sistema imune do ser humano. No Instituto Gulbenkian de Ciência, onde foi diretor, contribuiu para a criação dos programas de pós-graduação.

Deborah Blum - Jornalismo e Mídia

Jornalista especializada em ciência e autora de sete livros, Deborah Blum é diretora do prestigiado programa Knight Science Journalism, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA. Pelo programa, lançou a revista digital Undark, que explora a interseção entre ciência e sociedade. Em 1992, ela ganhou o Prêmio Pulitzer pela série de reportagens The Monkey Wars, sobre questões éticas na pesquisa com primatas.

Faith Osier – Ciências da vida

Imunologista, professora e líder de grupo de pesquisa no Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha, a queniana Faith Osier também é pesquisadora no Departamento KEMRI de Biociências no Wellcome Trust do Quênia. Dedica-se principalmente ao estudo da malária e procura inspirar mulheres e homens africanos a se engajarem na ciência.

Hanna Kokko – Ecologia

Ecóloga finlandesa e professora na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz (Alemanha), Hanna Kokko trabalha na área da ecologia evolutiva da reprodução sexual e assexual. Entre suas linhas de pesquisa estão a análise e manejo das populações animais, evolução das estratégias reprodutivas e sociais, e ciência da sustentabilidade. Kokko também é professora da Formação em Ecologia do Serrapilheira.

Line Gordon - Ecologia

Line Gordon é diretora e professora do Stockholm Resilience Centre (Suécia), um centro de pesquisas em ecologia e sustentabilidade que investiga problemas complexos enfrentados pela humanidade, e que é referência mundial. A pesquisa transdisciplinar de Gordon engloba o pensamento de resiliência, mudança no uso da terra, sistemas alimentares, hidrologia e sistemas socio-ecológicos.

Luiz Davidovich – Física

Ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências e professor emérito no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Davidovich é reconhecido internacionalmente por suas contribuições nos campos da óptica quântica e informação quântica. É, ainda, uma das principais lideranças brasileiras na defesa de uma maior valorização da ciência.

María Teresa Ronderos – Jornalismo e Mídia

María Teresa Ronderos é uma jornalista colombiana, diretora e cofundadora do Centro Latino-Americano de Jornalismo Investigativo (CLIP), que lidera investigações colaborativas transfronteiriças. Também ministra oficinas para jornalistas na Fundação Gabo. Foi editora-geral da revista colombiana Semana e editora política de El Tiempo, maior jornal da Colômbia.

Simon Levin – Ciências da vida

Professor no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Princeton (EUA), Simon Levin também é diretor do Centro de Biocomplexidade do Instituto Ambiental na universidade. Ele pesquisa a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas, a dinâmica das doenças e o acoplamento dos sistemas ecológico e socioeconômico.

Confira os Conselhos Científicos anteriores aqui.

Conselho administrativo

Define as orientações gerais do Serrapilheira e aprova os planos de trabalho propostos pela equipe executiva. É presidido por Branca Vianna.

No Conselho Administrativo, cada membro tem um mandato mínimo de três anos, e a cada ano um membro que cumpriu esse período é substituído. O presidente do Scientific Advisory Board será sempre um dos integrantes do CA no período em que ocupar esta posição. 

Branca Vianna
Presidente do Conselho Administrativo
Instituto Serrapilheira

Francilene Procópio Garcia
Presidente do Scientific Advisory Board
Universidade Federal de Campina Grande

Edgar Dutra Zanotto
Universidade Federal de São Carlos

Ima Célia Guimarães Vieira
Museu Paraense Emilio Goeldi

João Moreira Salles
Instituto Serrapilheira

Luiz Orenstein
Dynamo Administradora de Recursos

Confira os conselheiros de Administração anteriores aqui.