Programa de Jornalismo e Mídia

Programa de Jornalismo e Mídia

O programa dá suporte a projetos profissionais de jornalismo e mídia que lancem um olhar curioso, provocativo e investigativo sobre a ciência, e, ainda, que contribuam para promover informações confiáveis sobre a área e ajudem no combate à desinformação científica. Isso inclui não apenas jornais, televisão, rádio e a imprensa em geral, mas também meios digitais e plataformas de entretenimento.

Recentemente, o programa também passou a apoiar projetos que buscam reunir dados relevantes para um melhor entendimento do cenário brasileiro da ciência, das políticas de inclusão até as políticas de financiamento, subsidiando tomadores de decisão.

Anteriormente chamado de Programa de Divulgação Científica, em seus três primeiros anos ele fez um mapeamento do campo da divulgação científica brasileira e apoiou projetos de diferentes formatos, objetivos, públicos e alcances. Em 2021 o programa passou a ter como foco o apoio a iniciativas de mídia e jornalismo profissionais e, em 2023, seu nome foi alterado para Programa de Jornalismo e Mídia.

A seleção de projetos se dá tanto por chamadas públicas quanto por busca ativa, e as propostas podem ser enviadas a qualquer momento do ano. Ao submeter uma proposta, é importante contar não apenas sobre o projeto, mas também sobre a organização e estratégia de atuação.

No caso das chamadas, elas são diversas: já tivemos editais mais abertos, outros voltados a podcasts, outros voltados a projetos jornalísticos que mostrassem a relação entre a ciência e outros temas de interesse público. Confira todas as chamadas anteriores aqui.

Como submeter uma proposta a qualquer tempo

Você pode nos apresentar um projeto a qualquer momento. Para submeter uma carta de apresentação, acesse a plataforma Fluxx. As instruções para navegar no nosso sistema de submissões encontram-se aqui.

Propostas que não se alinhem com as áreas de atuação e os valores do Serrapilheira serão desconsideradas.

Oito dicas para preparar uma boa proposta

Quer saber mais sobre como preparar um bom projeto de jornalismo ou mídia que traga um olhar curioso, provocativo ou investigativo sobre ciência? Confira aqui oito dicas inspiradas pelas criadoras do podcast 37 Graus, Bia Guimarães e Sarah Azoubel.

Camp Serrapilheira

O Camp Serrapilheira é uma iniciativa do Programa de Jornalismo e Mídia que combina uma chamada pública e um evento a treinamentos oferecidos aos selecionados.

Veja aqui o histórico das edições de 2018, 2019, 2020 (remoto) e 2023.

Investimento desde 2018

R$ 12.756.978,73
Projetos apoiados: 82
Números de dezembro de 2022

Projetos apoiados

Podcast

Ciência Suja

O programa de áudio conta histórias sobre crimes conta a ciência.

Advocacy

Observatório de Políticas Científicas

Dados e análises para advocacy por políticas públicas na área de C&T

Audiovisual

Nenhum Saber para Trás

Quais epistemologias construirão a ciência no Brasil de amanhã?

Série de vídeos

Veja todos os vídeos no canal do Serrapilheira no Youtube.

Desafio Serrapilheira

Em 2018, desafiamos 65 jovens cientistas brasileiros a apresentar suas pesquisas para três públicos diferentes: uma criança de 10 anos, um universitário e um pesquisador da mesma área. O objetivo? Mostrar como pensam e o que andam fazendo os jovens cientistas brasileiros.

Perguntas Fundamentais

O que são as perguntas fundamentais que mobilizam os cientistas em seus processos de descoberta? O Instituto Serrapilheira lançou em 2019 uma série de vídeos para entender de onde vêm essas grandes questões e qual é o papel da intuição e da criatividade nas pesquisas. Conversamos com cinco jovens pesquisadores: Bruno Mota (física e neurociência), Marina Hirota (matemática e ecologia), Tiago Jalowitski (geologia), Rafael Chaves (física quântica) e Rafael Silva (química).

Modos de ver

“Modos de ver” é a série de vídeos lançada pelo Serrapilheira em 2021. Conversamos com 12 cientistas sobre seus trabalhos, métodos e interfaces para mostrar que diferentes formas de fazer pesquisa constroem o que conhecemos como ciência. Geologia e física, matemática e química, biologia e oceanografia, todos podem se esbarrar em conceitos, hipóteses, questionamentos. Aqui, mergulhamos em seis perspectivas diferentes: paisagem, tempo, evolução, comunidade, representação e limite.