Nossos valores

Diversidade na ciência

Acreditamos que grandes resultados advêm de uma ciência praticada a partir da incerteza e do risco, e que essa é uma ciência possível quando há liberdade de ideias e pluralidade de pontos de vista. Para tanto, é essencial um grupo mais diverso de jovens pesquisadores que pensem a ciência sob diferentes olhares. Por isso, incentivamos a diversidade étnico-racial e de gênero na ciência no Brasil.

Em 2019 lançamos um guia que consolida nossas políticas de apoio à diversidade na ciência e busca inspirar nossos grantees e outras instituições a promover ações de inclusão, trazendo orientações àqueles que desejem formar grupos de pesquisa mais diversos. Conheça nosso “Guia de boas práticas em diversidade na ciência”.

Ciência aberta

Partimos do pressuposto de que a ciência é uma prática que necessita de revisão permanente e, portanto, seu acesso deve ser universal. Dados abertos facilitam aos pesquisadores uma colaboração, seja do ponto de vista da pesquisa, seja compartilhando conhecimento, reutilizando resultados, dados e métodos, sendo um procedimento essencial para o avanço da ciência e a confiabilidade de seus resultados. Conheça nosso “Guia de boas práticas em ciência aberta e reprodutível”.