Quem somos
O Instituto Serrapilheira, primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil, foi criado para valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade. No intuito de fomentar uma cultura de ciência no país, atuamos em duas frentes: Ciência e Divulgação Científica.
O que fazemos
No âmbito da Ciência, o Serrapilheira atua por meio de dois programas. O Programa de Apoio à Ciência, além de identificar e apoiar pesquisas de excelência de jovens cientistas, promove treinamentos e eventos de integração. Já o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas oferece um treinamento transdisciplinar a estudantes que desejem cursar o doutorado em centros de pesquisa internacionais.
Quanto à Divulgação Científica, o instituto identifica e dá suporte a projetos profissionais de jornalismo e mídia.
Desde sua criação, o Serrapilheira já apoiou mais de 200 projetos de pesquisa e de divulgação científica. Saiba mais sobre nossos programas.
Quais campos apoiamos?
- ciências naturais (ciências da vida, geociências, física, química);
- ciência da computação;
- matemática;
- divulgação científica.
Nossos objetivos
Fomentar a pesquisa de excelência no Brasil por meio de:
- apoio financeiro a projetos de pesquisa fundamental;
- formação de jovens cientistas;
- incentivo à colaboração científica interdisciplinar e internacional.
Construir uma cultura de ciência no país por meio de:
- fomento a novas práticas discursivas sobre ciência e consolidação de sua distribuição para públicos diversos;
- criação de espaços de diálogo e colaboração entre divulgadores e cientistas.
Estrutura
Nossa estrutura é formada pela Equipe Executiva, sob supervisão do Conselho Administrativo, ambos assessorados por um Conselho Científico internacional, o Scientific Advisory Board. Conheça aqui.
De onde viemos?
Oficialmente lançado em março de 2017, o Serrapilheira começou a ser gestado em 2014. Os recursos são oriundos de um fundo patrimonial de R$ 350 milhões, constituído em 2016.
Ao longo dos três anos entre a criação e o anúncio público, nós nos dedicamos a conhecer modelos institucionais e visitar agências de fomento, fundações de apoio à ciência e organizações do terceiro setor, tanto no Brasil quanto no exterior. Também nos reunimos com pesquisadores brasileiros para entender como uma instituição privada poderia melhor atender à comunidade científica.
“Serrapilheira” é a camada formada pelo acúmulo de matéria orgânica, em diferentes fases de decomposição, que reveste o solo das florestas. É a principal via de retorno de nutrientes ao solo e um elemento fundamental para a fertilidade das florestas.