Parcerias

Desde a sua criação, o Serrapilheira vem consolidando parcerias institucionais com atores importantes no cenário científico nacional. Conheça:

Fundação Arthur Bernardes

A Fundação Arthur Bernardes é responsável pelo repasse de nossos recursos aos grantees. Junto à Funarbe, advogamos pela desburocratização da ciência, de modo a agilizar os processos e permitir que os cientistas tenham liberdade e tempo para suas pesquisas.

Folha de S.Paulo

Em janeiro de 2020, lançamos junto à Folha de S.Paulo o blog Ciência Fundamental, em que cientistas de diferentes perfis refletem sobre questões fundamentais de suas áreas. Com o projeto, pretendemos dar visibilidade a jovens pesquisadores de excelência e estimulá-los a desenvolver suas habilidades de comunicação com audiências diversas.

Companhia das Letras

Em 2019, uma parceria entre o Serrapilheira e a editora Companhia das Letras lançou no Brasil a versão em português de “Ignorância – como ela impulsiona a ciência”. No livro, o neurocientista Stuart Firestein argumenta que o motor da ciência não é o conhecimento, mas justamente as dúvidas e incertezas sobre tudo aquilo que não sabemos. Saiba mais.

Prêmio Capes de Tese

Consideramos que gestos de reconhecimento do trabalho de jovens pesquisadores comprometidos com a excelência são de extrema relevância. Por isso, participamos das edições de 2019 e 2020 do Prêmio Capes de Tese, financiando dois dos três principais prêmios conferidos aos autores das melhores teses de doutorado.