Anna Venturini

Diversidade na ciência

Com interesses de pesquisa ligados à interseção das ações afirmativas e das políticas públicas, com foco em raça, gênero e mudança institucional, a cientista política Anna Carolina Venturini é doutora pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atualmente realiza seu  pós-doutorado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Programa Internacional de Pós-Doutorado Interdisciplinar (IPP) do CEBRAP. Em 2017, foi pesquisadora visitante na Universidade de Harvard. 

Venturini atua como pesquisadora no Afro-Cebrap (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial) e no Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT). Além disso, ela é associada ao Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ações Afirmativas (GEMAA).

Projetos

Observatório das Ações Afirmativas na Pós-Graduação
Ciência / Diversidade na ciência

O projeto tem por objetivo criar um banco nacional de editais de programas com ações afirmativas. O OBAAP é uma iniciativa que visa auxiliar os programas de pós que buscam exemplos e modelos previamente à elaboração de suas políticas afirmativas. O site contará com um banco de editais e resoluções com ações afirmativas, os quais serão organizados por critérios de busca como modalidades, beneficiários, região, nota da CAPES, área do conhecimento e outros. Além disso, pretende-se ter uma página com gráficos e dados sobre as principais características das políticas e como elas se distribuem pelas diversas regiões do país e áreas do conhecimento, bem como uma página com uma pequena biblioteca com materiais sobre o tema. O site permitirá que pesquisadores e tomadores de decisão compreendam as especificidades das políticas e possam acessar modelos para a elaboração de medidas em seus programas e universidades. O projeto também é apoiado pelo Instituto Ibirapitanga. 

Recursos investidos

Grant Serrapilheira 2021: R$ 16.161,00
Grant Ibirapitanga 2021: R$ 16.161,00

Instituições

  • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)
  • Temas
  • diversidade na ciência
  • metaciência
  • Raça e gênero