Anton Castro Miguez | UFSCAR

Diversidade na ciência

A UFSCar é uma universidade reconhecida pela sua excelência acadêmica com compromisso social. Foi uma das pioneiras em implantar políticas de ações afirmativas e de permanência estudantil para a graduação. É referência no acesso ao ensino superior de povos indígenas. E inicia sua política de ações afirmativas na pós-graduação. O Programa Pluralizar – coordenado por Anton Castro Miguez– permitirá aprimorar o processo de democratização do acesso e da permanência de estudantes de grupos sub-representados agora no campo da pesquisa.

Projetos

Projeto Pluralizar
Ciência / Diversidade na ciência

O Programa Pluralizar visa incentivar e estimular a participação de estudantes que ingressam no ensino superior por meio das políticas de ações afirmativas em projetos de pesquisa nas mais diferentes áreas do conhecimento. Embora essas políticas tenham aberto, há quase duas décadas, as portas do ensino superior para o ingresso de grupos sociais sub-representados nas universidades, pouco tem sido feito para que estes estudantes participem de todas as possibilidades que as universidades brasileiras podem oferecer, como a participação em pesquisas de ponta.

Dentro deste contexto, o Programa Pluralizar se propõe a conceder bolsas de pesquisa, de iniciação científica e de pós-graduação, para a inserção de estudantes que fazem parte de grupos sub-representados em áreas nas quais são identificadas ausência de diversidade.

Recursos investidos

Grant 2023: R$ 1.085.901,92

Instituições

  • Universidade Federal de São Carlos
  • Temas
  • diversidade
  • Ufscar