Divulgação Científica

Camp Serrapilheira 2023: Podcasts

Confira os projetos contemplados

Edital

O Instituto Serrapilheira recebe projetos de podcasts brasileiros que tenham entre seus objetivos principais contar boas histórias nas quais a ciência e o método científico estão presentes.

Serão selecionados até 8 projetos, que participarão de um programa de treinamento e receberão recursos para a produção de uma temporada. 

Datas importantes

Lançamento da chamada pública
26 de abril de 2023

Abertura do sistema de submissões
9 de maio de 2023

Prazo final para envio de propostas
24 de junho (até 23h59) de 2023

Publicação do resultado dos projetos selecionados para o treinamento
29 de agosto de 2023 (nova data)

Treinamento online e mentorias
Setembro e outubro de 2023

Treinamento presencial e apresentação prévia do pitch
Outubro de 2023

Continuação das mentorias e entregas finais
Novembro de 2023

O que queremos encontrar

O edital não procura somente “podcasts de ciência”, mas sim bons projetos de podcasts nos quais a ciência cumpra um papel importante e as áreas da ciência apoiadas pelo Serrapilheira  –  ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação ou matemática  –  tenham visibilidade

Procuramos candidatos que demonstrem seriedade, comprometimento e afinidade com os valores do Serrapilheira

Aceitamos propostas de podcasts dos mais diversos formatos, mas priorizaremos projetos que apresentem boas estruturas de roteiro e potencial para desenvolver narrativas cativantes. 

Encorajamos propostas de pessoas negras e indígenas.

Em 2019, lançamos um guia que consolida nossas políticas de apoio à diversidade na ciência e busca inspirar nossos grantees e outras instituições a promover ações de inclusão, trazendo orientações àqueles que desejem formar grupos de pesquisa mais diversos. Conheça nosso “Guia de boas práticas em diversidade na ciência”.

Elegibilidade

Serão aceitas propostas de podcasts que ainda estejam em fase de concepção (pré-lançamento), bem como de projetos já em execução que desejem incluir ou aprimorar a presença da ciência em seus programas. 

Não é necessário fazer parte de uma grande organização, como um grupo de mídia, uma rádio ou um portal de notícias. Propostas de organizações pequenas ou produtores independentes serão igualmente analisadas, desde que possam demonstrar experiência prévia e condições de realizar o projeto.

Serão desconsideradas propostas que não possam argumentar claramente sobre o papel da ciência em seu podcast ou que desconsiderem as áreas do conhecimento apoiadas pelo Serrapilheira. São elas:

ciências naturais (ciências da vida, geociências, física, química);

ciência da computação;

matemática;

Seleção

Critérios

Fazer um podcast exige mais que uma boa ideia. Por isso, queremos saber: qual é a identidade do projeto? Quem é seu público-alvo? O que faz de seus produtores as pessoas certas para o realizarem? As reflexões dos candidatos sobre essas perguntas serão essenciais para a seleção, bem como a apresentação de boas noções sobre como sustentar o projeto no curto, médio e longo prazos. Vamos avaliar:

  • Qualidade geral da proposta (conceito e justificativa)
    Avaliaremos a premissa do podcast, tal como os principais temas, personagens e ângulos propostos para abordá-los. O proponente tem bons argumentos sobre a relevância dos temas? Existe um fio condutor entre temporadas, episódios e personagens?
  • Argumentação sobre o papel da ciência no podcast
    Avaliaremos a clareza e estrutura da argumentação sobre o papel da ciência no projeto, bem como o detalhamento de como se relaciona com outros temas no podcast.
  • Experiência prévia do proponente
    Avaliaremos a experiência prévia do proponente não somente em fazer podcasts, mas principalmente em conduzir bons projetos editoriais e narrativos, independentemente do formato.
  • Clareza sobre o objetivo do projeto e audiência desejada
    Avaliaremos se seu público-alvo é específico e claro. Para detalhar seu público-alvo, pense no perfil de um de seus ouvintes. Como ele é? O que mais escuta? Que tipo de mídias consome? Propostas que descrevam seu público-alvo simplesmente como “o público em geral” não serão bem avaliadas.
  • Clareza e qualidade da amostra de áudio enviada
    Avaliaremos principalmente o conteúdo, estrutura e ritmo da amostra.
  • Seriedade da proposta e compromisso com o desenvolvimento do projeto no curto, médio e longo prazos.
  • Habilidade do proponente em prever a utilização dos recursos financeiros, além de sua visão sobre a sustentabilidade do projeto.

Etapas

Após as inscrições, a seleção será feita em duas etapas: 

  • Pré-seleção: Candidatos pré-selecionados serão convocados para uma entrevista 
  • Seleção final: Após as entrevistas, serão anunciados os projetos selecionados (até 8)

Comitê de Seleção

Os projetos serão avaliados por um comitê formado por profissionais da indústria de podcasts.

Sobre o programa de treinamento

O treinamento será conduzido pelo Laboratório 37, empresa de comunicação com foco em áudio. A empresa é responsável pela criação do podcast 37 Graus, que foi um dos 14 projetos apoiados pelo Serrapilheira em 2018 e um dos seis selecionados no Google Podcasts creator program, um edital que teve mais de 10 mil inscrições ao redor do mundo. 

O programa de treinamento terá como meta principal refinar e desenvolver as propostas dos podcasts selecionados de acordo com seus objetivos e públicos-alvo. Além disso, o propósito é fortalecer as habilidades técnicas e editoriais dos produtores – da pauta à publicação –, bem como as capacidades necessárias para elaborar o planejamento de distribuição, marketing e viabilidade financeira dos podcasts, visando a sustentabilidade dos projetos. As aulas contarão com professores e palestrantes convidados.

Ao fim do treinamento, os participantes terão construído as bases técnicas e conceituais para desenvolver seus projetos com clareza sobre seus objetivos e os processos necessários para alcançá-los. A ideia é que, nesse período, cada podcast elabore um piloto de nível profissional e o planejamento completo de uma temporada. Os projetos selecionados contarão, ainda, com sessões de mentoria remota pelo Laboratório 37. 

Idioma dos projetos, treinamentos e mentorias

As propostas devem ser enviadas em português. O treinamento e sessões de acompanhamento também serão feitos em português.

Recursos financeiros e duração dos contratos

Os selecionados receberão até 50 mil reais de financiamento do Serrapilheira para executarem seus projetos. O valor final do apoio dependerá da aprovação do orçamento proposto. 

Os contratos terão a duração de 10 meses a partir do começo do treinamento.

Inscrições

  1. A partir do dia 9 de maio, acesse https//serrapilheira.fluxx.io e se cadastre.
  2. Uma vez dentro do sistema, selecione Camp Serrapilheira 2023: Podcasts no menu à esquerda. Leia as instruções de cada pergunta com atenção. 
  3. Cadastre sua organização clicando em “Add New”.
  4. Preencha o formulário com as informações solicitadas. 
  5. Ao final, clique em “Salvar”. Em seguida”, clique em “Submit” no canto inferior direito. Você receberá um email avisando que sua proposta foi submetida com sucesso. Propostas que forem somente salvas, mas não submetidas, não serão consideradas. 

Perguntas do formulário de inscrição

(*) preenchimento obrigatório

Cadastro

Nome *

Email *

Gênero *

Raça/Cor *

Proposta

Organização da qual faz parte *

Cidade *

Estado *

Qual dos itens abaixo melhor descreve sua organização? *

  • Centro cultural-museu
  • Empresa
  • Empresa pública
  • Entidade sem fins lucrativos
  • Escolas
  • Grupo independente
  • Instituto de pesquisa
  • Organização internacional
  • Outras inst. públicas
  • Universidades
  • Veículo de Mídia/Jornalismo

Descreva sua organização e conte-nos como esse treinamento pode contribuir para o desenvolvimento de sua missão e seus objetivos* (2000 caracteres)

Nome do podcast *

Estágio de produção *

Conte-nos em que etapa do projeto você está.

  • Em produção (ainda não foi lançado)
  • Podcast existente (com menos de uma temporada)
  • Podcast existente (1-2 temporadas já lançadas)
  • Podcast existente (2+ temporadas)

Site ou feed do podcast *

Caso seu podcast já exista, compartilhe o link para o site ou feed (Apple Podcasts, Google Podcasts, Soundcloud, Youtube, etc)

Canais em redes sociais *

Mencione os links dos canais/contas onde o podcast será divulgado com frequência, sejam contas exclusivas para o podcast ou contas da organização.

YouTube

Instagram

Twitter

Twitch

TikTok

LinkedIn

Outros

Audiência nas redes sociais *

Caso os canais de publicação e divulgação do projeto já existam, qual é a audiência atual de cada canal? 

Inscritos no Instagram:

Inscritos no Twitter:

Inscritos no YouTube:

Média de downloads por episódio nas plataformas de podcast:

Total de downloads nas plataformas de podcast:

Média de visualizações por vídeo no YouTube:

Média da taxa de engajamento no Instagram:

Formato do programa *

Qual das opções abaixo melhor descreve o formato do seu podcast?

  • Reportagem, narrativa não-ficcional
  • Entrevista
  • Mesa-redonda
  • Ficção
  • Narrativa pessoal 
  • Performance
  • Outro

Se você selecionou a opção “Outro”, descreva o formato do seu podcast. *  (até 200 caracteres)

Pitch de elevador

Fale sobre seu podcast em uma ou duas frases. Elas serão um instrumento importante para cativar o júri e a audiência. (até 300 caracteres)

Pitch completo

Agora, conte mais sobre o projeto. Descreva o que acontece no podcast a cada semana, que tipo de sons vamos escutar e quem conduz os episódios. Descreva também o contexto cultural no qual se insere. (até 4000 caracteres)

Explique o que seu projeto tem de novo em relação a outros podcasts ou projetos que contam histórias ou promovem debates sobre ciência. Como e quando você pretende abordar aspectos, personagens e temas científicos no podcast? * (até 2000 caracteres)

O Instituto Serrapilheira quer apoiar o desenvolvimento de podcasts que aprofundem, ampliem e promovam o debate e a cultura científica no Brasil. No entanto, nossa ideia do que é ou pode ser um ‘podcast de ciência’ é bastante ampla. Use este espaço para defender seu projeto e explicar qual o papel da ciência nele. 

Público-alvo *

Quem é a audiência  ideal e potencial do seu projeto? Seja específico e considere o perfil da audiência do meio de comunicação onde será publicado. Essa é uma das questões mais importantes para a seleção. (até 1.000 caracteres)

Amostra de áudio *

Grave um áudio de até um minuto como amostra do que será o podcast. Com esta amostra queremos ter uma ideia geral do tom. Por isso, não é necessário fazer uma grande produção.

Descrição da amostra de áudio *

Descreva o conteúdo do áudio. 

Plano de distribuição *

Explique a estratégia de distribuição do projeto. Quais serão as ações e medidas adotadas para que ele tenha o maior alcance e impacto possível, considerando o(s) meio(s) onde será publicado e divulgado, o público-alvo e as mídias sociais. (até 2000 caracteres)

Este projeto depende do apoio do Serrapilheira para acontecer? *

1 – O projeto não vai ser realizado sem o apoio.

2 – O projeto vai ser realizado mesmo sem o apoio.

Já obteve financiamento e treinamento para realizar algum projeto especificamente voltado a temas científicos? *

Sim, com financiamento e/ou treinamento do Serrapilheira

Sim, com financiamento e/ou treinamento de outra instituição

Não

Se marcou sim, conte qual foi o projeto e o financiador (até 150 caracteres)

Como você pretende dar continuidade e sustentar o projeto após o treinamento? *

Explique qual sua visão de sucesso, como pretende mensurá-lo e manter a relevância e sustentabilidade do projeto no longo prazo. (até 2000 caracteres)

Orçamento *

Explique como pretende usar os recursos financeiros oferecidos pelo Serrapilheira. Apresente seu orçamento detalhado em até 15 linhas. *

Quantas pessoas são contratadas/pagas pelo podcast hoje? *

Somente números, a partir de 0 caso ainda não haja uma equipe contratada. 

Conte-nos mais sobre você e os membros da equipe do projeto. Destaque experiências anteriores com áudio e/ou audiovisual. *

Quem é você? Qual sua trajetória profissional e criativa? No caso de ter uma equipe, o que faz dela o time ideal para realizar este projeto? (Até 3000 caracteres)

Por que você se interessou por esse treinamento? *

Como você imagina que o treinamento poderá ajudar no desenvolvimento do seu podcast, do projeto e equipe de forma geral? Qual seu interesse em uma parceria com o Instituto Serrapilheira? Há algo em especial que você espera aprender durante o treinamento? (até 2000 caracteres)

O que faz do seu projeto um bom candidato para esta seleção? * (até 2000 caracteres) 

Indique 3 contatos que possam recomendar seu trabalho (informe o nome, cargo/ instituição/ atuação e e-mail/ telefone da pessoa) *

Disposições Gerais

O Instituto Serrapilheira se reserva o direito de cancelar, suspender, modificar, rever ou postergar, a qualquer momento, a seu exclusivo critério de avaliação, o processo de seleção a que se refere esta Chamada, mediante simples aviso publicado nos mesmos meios de divulgação desta Chamada. Nenhum valor ou ressarcimento será devido, a qualquer título, a qualquer pessoa, física ou jurídica, incluindo, mas não se limitando a potenciais candidatos, candidatos que já tenham submetido projetos, bem como a instituições ou empresas às quais tais candidatos ou potenciais candidatos sejam ou estejam vinculados, em razão da participação dos mesmos e de seus respectivos projetos no processo de seleção objeto desta Chamada, em razão de seu cancelamento, suspensão, modificação ou postergação. A preparação e a submissão dos projetos ao processo de seleção objeto desta Chamada são de integral responsabilidade dos candidatos, os quais deverão arcar integralmente com os seus respectivos custos. Ao aderirem a esta Chamada, os candidatos reconhecem que cabe exclusivamente ao Serrapilheira arbitrar o processo de seleção, observados os procedimentos descritos nesta Chamada. Do processo de deliberação e escolha dos candidatos e projetos por parte do Serrapilheira não caberá nenhum tipo de recurso, pedido de revisão, ou ressarcimento de custos, despesas ou indenização na hipótese de não seleção de projetos submetidos, em qualquer fase ou etapa dos processos descritos nesta Chamada. O Instituto Serrapilheira poderá, a qualquer tempo e independentemente da necessidade de consentimento prévio do candidato ou instituição de ensino, empresa, instituto, associação ou entidade afim, ao qual o mesmo esteja ou seja vinculado, desenvolver e conduzir, direta ou indiretamente, estudos, pesquisas e projetos  relativos aos trabalhos e propostas submetidas pelos candidatos por meio desta Chamada, inclusive divulgando os resultados dos mesmos, respeitada a confidencialidade das propostas submetidas, desde que as mesmas já não sejam públicas ou de conhecimento geral, na oportunidade dos estudos, projetos ou pesquisas, bem como, ainda, a titularidade do(s) autor(es) da(s) mesma(s).

Contato

divulgacaocientifica@serrapilheira.org

Nesta chamada

    Conheça o comitê de seleção do edital

    Antonio Pita
    Co-fundador e COO da startup Diáspora.Black

    Beatriz Guimarães
    Co-criadora do podcast 37 Graus

    Edu Araújo
    Roteirista TV Globo e podcasts Pistoleiros, Pavulagem e A playlist da minha vida

    Flavia Vieira
    Criadora dos podcasts Se não me Falha a Memória e Parlare

    Gisele Regatão
    Professora de jornalismo e podcast na Baruch College

    Katemari Rosa
    Professora de Física na UFBA

    Letícia Leite
    Fundadora da produtora de podcasts Vem de Áudio e criadora do podcast Copiô, Parente

    Maia Fortes
    Diretora executiva na Associação de Jornalismo Digital – AJOR

    Maickson Serrão
    Criador do podcast Pavulagem

    Natália Silva
    Produtora e apresentadora de podcasts na Rádio Novelo

    Nayara Felizardo
    Co-fundadora da Cajueira e repórter do Intercept Brasil

    Sarah Azoubel
    Co-criadora do podcast 37 Graus

    Theo Ruprecht
    Co-criador e apresentador do podcast Ciência Suja

    Thiago André
    Criador do podcast História Preta