Brazilian Team – XPrize Rainforest

Ciência / Ciências da Vida

O Brazilian Team é um dos seis times finalistas no XPrize Rainforest, uma competição científica global com duração de cinco anos, focada no diagnóstico da biodiversidade das florestas tropicais, por meio de tecnologias inovadoras, inteligência artificial e automação. O objetivo é identificar o maior número de espécies de flora e fauna em uma área de 100 hectares de floresta tropical.

Liderado pelo Prof. Vinicius Castro Souza, da Esalq/USP, o time reúne mais de 50 pesquisadores, majoritariamente brasileiros, de diversas instituições renomadas, como USP, UFSCar e INPA. Eles utilizam tecnologias avançadas, como robôs autônomos e drones, para coletar dados sobre sons, imagens, amostras de DNA, temperatura, umidade e outros parâmetros ambientais, que são analisados com inteligência artificial e outras técnicas inovadoras desenvolvidas pela ciência brasileira.

A proposta do Brazilian Team inclui o uso de deep learning para segmentar e identificar copas de árvores amazônicas. Eles realizaram um mapeamento aéreo com drones em 1.700 hectares do Amazonas, onde botânicos identificaram mais de 250 espécies de árvores. Com as imagens captadas, será possível treinar um modelo de deep learning para identificar a localização de espécies em toda a área mapeada, facilitando a identificação de novas espécies e o entendimento da biodiversidade local.

Recursos investidos

Grant 2024: R$100.000,00