Alexandre José Tuoto Silveira Mello

Física

Alexandre José Tuoto Silveira Mello fez a graduação e mestrado em engenharia elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuou na indústria mas logo percebeu que seu interesse pelo brilho das estrelas persistia. Fã de Carl Sagan desde criança, partiu para o doutorado em Astrofísica na UFSC em 2014. 

A engenharia, no entanto, é fundamental para sua pesquisa. Alexandre é um dos únicos cientistas brasileiros desenvolvendo tecnologia de óptica adaptativa. Essa técnica é fundamental para os grandes telescópios, pois corrige em tempo real as turbulências da atmosfera. Alexandre reconhece um importante momento de aprendizado durante o doutorado: as longas viagens de ônibus para a UFSC, quando ele aproveitava para estudar. 

Chamadas

Chamada 1

Projetos

Desenvolvimento de técnicas para óptica adaptativa para uso em grandes telescópios
Ciência / Física

Pretende-se construir uma bancada óptica capaz de simular as condições presentes em um telescópio, inclusive os efeitos causados pela turbulência atmosférica sobre um sensor de frente de onda. Um dos objetivos do projeto é criar uma nova técnica de detecção de centro para sensores de frente de onda do tipo Shack-Hartmann que seja independente do perfil da camada de sódio, o que as técnicas atuais não permitem. Outro é desenvolver técnicas tomográficas para uso em telescópios gigantes. A tomografia da turbulência é importante para se obter uma correção em campo amplo, mas em telescópios gigantes o desafio computacional passa a ser muito grande, exigindo técnicas com maior eficiência computacional.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Temas
  • eficiência computacional
  • grandes telescópios
  • óptica adaptativa
  • turbulência atmosférica