Aline Souza

Ciências da Vida

Apaixonada pela natureza e formada em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a cientista Aline Souza também tem mestrado em botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical. Na UFRJ obteve seu doutorado em ecologia, que incluiu um período de seis meses na Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Seu projeto enriquece o conhecimento sobre as alterações causadas pela ação humana na biodiversidade da Mata Atlântica. Observando de perto as palmeiras, a cientista vai aprimorar técnicas de modelagem de nicho ecológico e distribuição de espécies.  

Além de sua dedicação à ciência, a bióloga adora viajar e conhecer novas culturas. Para a cientista, reencontrar-se com a natureza em um período de relaxamento significa recarregar as energias. Sua cozinha sempre está cheia de amigos e da conversa animada da família, que a cientista reúne para refeições alegres e saborosas.

Chamadas

Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 2

Projetos

A inclusão de dados fisiológicos e genéticos aumenta o poder preditivo de modelos de nicho ecológico e de distribuição e abundância de espécies?
Ciência / Ciências da Vida

Diferentes ações antrópicas, como as mudanças climáticas e no uso do solo, estão gerando mudanças significativas na distribuição geográfica das espécies em todo o globo, resultando em perda de biodiversidade. A modelagem de nicho ecológico e de distribuição de espécies é uma ferramenta poderosa para predizer como diferentes impactos antrópicos podem alterar os padrões de distribuição e abundância das espécies. Nosso objetivo é aprimorar a modelagem de nicho ecológico através da inclusão de dados genéticos, fisiológicos e demográficos. Vamos focar principalmente nas espécies de palmeiras, devido à sua grande importância ecológica, em particular na Mata Atlântica, um dos principais hotspots de biodiversidade globais. Este projeto permitirá predizer de forma mais acurada os impactos das mudanças climáticas e no uso do solo sobre a biodiversidade, permitindo identificar quais espécies são mais vulneráveis e quais ações de conservação podem ser mais eficientes para mitigar esses impactos.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 105.000,00

Instituições

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Temas
  • biodiversidade
  • modelagem
  • nicho ecológico