Claudio Lucas Nunes de Oliveira

Ciências da Vida, Física

A interface da física com a biologia é uma das áreas interdisciplinares mais promissoras para aplicações na medicina. O modelo físico é importante para responder questões como: por que uma célula tumoral perde elasticidade?

Cláudio Lucas Nunes Oliveira teve uma formação clássica em física até o doutorado, pela Universidade Federal do Ceará. Mas ele afirma que a paixão pela interdisciplinaridade existia desde a graduação. No pós-doutorado na Universidade de Boston ele consolidou a pesquisa de fronteira com a biologia. Seu laboratório também mistura teoria e experimentação. Oliveira desvenda a elasticidade das células e aplica as descobertas em modelos numéricos, como o Computational Fluid Dynamics. Dessa maneira ele pode compreender como forças físicas atuam no desenvolvimento das células.

Chamadas

Chamada 1

Projetos

Desvendando a Física Celular
Ciência / Física

Investigaremos o que chamamos de “física celular”, ou seja, estamos interessados em descrever processos bioquímicos da célula através de modelos físicos. Utilizando técnicas de microscopia e espectroscopia, mediremos propriedades mecânicas e óticas das células a fim de obter informações elásticas e químicas da amostra. Esses dados experimentais vão alimentar modelos computacionais que pretendem propor e testar novas hipóteses sobre o funcionamento celular. A combinação de abordagens numéricas e experimentais para coletar informações sobre as propriedades celulares globais e locais nos permite entender os mecanismos físicos que estão relacionados a muitas funções biológicas dentro da célula. Apesar de nosso objetivo ser o desenvolvimento de ciência básica, os resultados poderão servir de base para futuras inovações tecnológicas que levem ao tratamento de doenças relacionadas a desordens celulares, como câncer e infecções.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Federal do Ceará
  • Temas
  • câncer
  • física celular
  • infecções