Jefferson Matheus Barros Ozório

Ciências da Vida

Natural do Mato Grosso do Sul, Jefferson é um amante das tradições e da inovação. Apaixonado pela arte de preparar um bom tereré, ele encontra no ato de compartilhar essa bebida um momento de conexão com a cultura de sua terra. Nos momentos de lazer, a melodia do violão acompanha suas buscas e revela seu lado menos conhecido.  

O cientista desenvolve um projeto para calcular o tempo necessário para restabelecer importantes interações ecológicas em áreas sob restauração. Um passo fundamental em direção à preservação ambiental. Graduado em tecnologia e gestão ambiental, também é mestre em agronomia e doutor em recursos naturais; títulos obtidos na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

De mente inquieta, o cientista sempre está buscando soluções criativas para os problemas do cotidiano, seja no campo da pesquisa ou no conforto do lar. O resultado são engenhocas e ferramentas que ele cria sob medida. Apaixonado pelo tricolor paulista, acompanha os jogos na companhia de um fiel cão e sete felinos companheiros.

Chamadas

Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 2

Projetos

Qual o tempo necessário para reestabelecer interações ecológicas entre os organismos e os atributos edáficos em áreas sob restauração ambiental?
Ciência / Ciências da Vida

A restauração ambiental por técnica de reflorestamento é um dos principais meios de recuperar a qualidade e o equilíbrio ecológico em áreas degradadas. No solo os efeitos da restauração podem demorar um tempo maior para serem observados, visto que as interações ecológicas demoram um tempo maior para se reestabelecer. Esse projeto busca estimar o tempo necessário para restaurar as interações ecológicas que ocorrem entre os organismos, suas interações com os atributos do solo e a relação com o sequestro de CO2 atmosférico. Para realização deste trabalho, estamos usando três áreas sob restauração com técnica de reflorestamento em fases distintas de recuperação, além de uma área de referência. Com esse estudo será possível fornecer dados precisos e fomentar a elaboração de programas de incentivo, criação de novas Unidades de Conservação e elaboração de projetos para pagamentos por serviços ambientais por atividades que busquem restaurar áreas degradadas e manter as interações ecológicas reestabelecidas.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 550.000,00

Instituições

  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Temas
  • interações ecológicas
  • preservação ambiental
  • restauração