Nicole Stakowian

Ciências da Vida

Para a bióloga Nicole Stakowian os mexilhões são como sentinelas silenciosas da costa brasileira. Seu projeto busca desvendar como a urbanização costeira e o aumento da temperatura impactam a fisiologia desses organismos bivalves. Graduada em ciências biológicas pela Universidade Estadual do Paraná, a cientista também tem mestrado e doutorado em zoologia pela instituição paranaense, com período sanduíche na Universidade de Aveiros, Portugal. 

Originária de uma cidade litorânea, a bióloga aprendeu cedo a olhar para a natureza com respeito e cuidado. Em sua família, composta por dois gatos e o marido, a paixão por viagens e culturas amplia seu olhar para o mundo. 

Poliglota, taróloga e apaixonada pelas práticas ancestrais brasileiras e afro-brasileiras, Stakowian traz para a ciência uma visão rica e plural, que ultrapassa as fronteiras do laboratório. Sua pesquisa vai além da biologia: é um convite para escutar os sinais do oceano e protegê-lo em tempos de crise climática.

Chamadas

Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 3

Projetos

Como a pressão antrópica afeta a saúde de invertebrados de costões rochosos?
Ciência / Ciências da Vida

Existe uma relação entre urbanização, temperatura e a fisiologia de bivalves em costões rochosos tropicais? Este projeto investiga como a urbanização costeira e o aumento da temperatura influenciam a saúde de mexilhões em costões rochosos, do Sul ao Nordeste do Brasil. Esses organismos filtradores e sésseis, que estão sujeitos à poluição e ao calor, são bioindicadores da qualidade ambiental. Meu trabalho é analisar compostos presentes em seus tecidos que indicam esforço metabólico e danos celulares, relacionando esses dados com mapas de uso do solo, temperatura e balneabilidade. Eu e meu grupo buscamos prever impactos ecológicos antes que danos irreversíveis ocorram. Essa pesquisa propõe uma nova ferramenta de avaliação ambiental costeira, com potencial de orientar políticas públicas e estratégias de conservação em tempos de crise climática.

Recursos investidos

Grant 2025: R$266.746,00

Instituições

  • Universidade Federal da Bahia