Pedro Henrique Pereira

Ciências da Vida

O projeto do microbiologista Pedro Henrique Freitas Pereira investiga a interconexão microbiana entre ecossistemas de carbono azul, como manguezais e pradarias de gramas marinhas, e recifes de coral. É um estudo que tenta compreender melhor um dos mais importantes fenômenos ambientais para a preservação ecológica: o sequestro de carbono. 

Acostumada aos vastos ambientes aquáticos, a mente do cientista navega por outras dimensões em seu tempo livre. Entusiasta de jogos de tabuleiro e roleplay, o microbiologista acredita que a criatividade necessária a esses jogos também desempenha um papel na solução dos problemas científicos. Graduado em microbiologia e imunologia, o pesquisador também é mestre em doutor em biotecnologia vegetal, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também tem um período de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense.

Chamadas

Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 2

Projetos

Interconexão Microbiana entre Ecossistemas de Carbono Azul e Recifes de Coral
Ciência / Ciências da Vida

Os ecossistemas de carbono azul, juntamente com os recifes de coral, desempenham um papel crucial na saúde global dos oceanos, cumprindo funções vitais no sequestro de carbono. O sequestro de carbono é uma estratégia promissora para mitigar o aquecimento global; portanto, a investigação desses ambientes pode ser um passo inicial para o desenvolvimento de tecnologias futuras. A hipótese central desta pesquisa é que existe uma comunidade bacteriana compartilhada entre manguezais, pradarias de gramas marinhas e recifes de coral, a qual exerce influências benéficas sobre a funcionalidade e a resiliência desses ecossistemas. Esta proposta visa investigar as interconexões microbiológicas, analisando os efeitos recíprocos entre cada ambiente. A abordagem microbiológica dessas interconexões pode aprofundar nossa compreensão das redes ecológicas e, potencialmente, auxiliar na mitigação das mudanças climáticas.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 105.000,00

Instituições

  • Universidade Federal Fluminense
  • Temas
  • carbono azul
  • manguezais
  • pradarias de gramas marinhas
  • recifes de coral
  • sequestro de carbono