Raquel Avelina

Ciências da Vida

A oceanógrafa Raquel Avelina da Conceição dos Santos é um tipo raro de carioca. Ao contrário da letra de música, a cientista adora os dias nublados e frios da Antártica. Ela já integrou quatro expedições científicas ao oceano Austral, e seu projeto investiga como as mudanças climáticas impactam os ciclos de carbono e nutrientes, examinando a composição da matéria orgânica dissolvida no mar.

Oceanógrafa e mestre e doutora em oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a cientista também tem um período de doutorado sanduíche no Alfred Wegener Institute, Alemanha. Apaixonada pela oceanografia desde os oito anos de idade, a cientista confirmou sua paixão ainda na graduação, durante as atividades embarcadas. Em terra firme, seu porto seguro é a família. A cientista gosta de passar tempo com os familiares, cozinhando e escutando pop e rock dos anos 80. 

Chamadas

Chamada conjunta de apoio a pós-docs negros e indígenas em ecologia nº 2

Projetos

Quais efeitos as mudanças climáticas causam na composição da matéria orgânica dissolvida no oceano Austral e para os ciclos do carbono e nutrientes?
Ciência / Ciências da Vida

A matéria orgânica dissolvida corresponde a uma infinidade de compostos, os quais são importantes para manter os ciclos do carbono e nutrientes. Entretanto, as mudanças climáticas globais podem estar afetando de forma drástica essa dinâmica, principalmente no oceano Austral. Durante essa pesquisa vamos investigar se a maior entrada da matéria orgânica terrestre no ambiente marinho, devido a aceleração do crescimento de musgos e derretimento de geleiras, pode explicar quais efeitos as mudanças climáticas causam na composição da matéria orgânica dissolvida no oceano Austral e para os ciclos do carbono e nutrientes. Nesse estudo, coletaremos amostras superficiais de água do mar para a realização de análises químicas da composição da matéria orgânica dissolvida, em diferentes setores do norte da Península Antártica, durante o verão. Dessa forma, será possível classificar os principais compostos orgânicos na água do mar, verificando quais as áreas do norte da Península Antártica mais susceptíveis ao aporte da matéria orgânica dissolvida de origem terrestre ao longo do tempo e qual a biodisponibilidade desses compostos para os ciclos do carbono e nutrientes.

Recursos investidos

Grant Serrapilheira: R$ 105.000,00

Instituições

  • Universidade Federal Fluminense
  • Temas
  • antártica
  • ciclo de carbono
  • oceano