Campanha #CientistaTrabalhando

Em julho de 2020, cientistas e divulgadores movimentaram nas redes sociais a hashtag #CientistaTrabalhando com o objetivo de mostrar os bastidores do processo científico e o universo de trabalho dos cientistas. A ideia era aproveitar um momento em que a ciência assumiu um protagonismo inédito em virtude da Covid-19 para falar sobre sua prática. 

A iniciativa, articulada por um grupo de divulgadores que participaram do Camp Serrapilheira, começou no dia 8 de julho, Dia Nacional da Ciência. No Twitter, rede mais mobilizada da campanha, foram alcançadas quase 35 milhões de contas, com 10 mil tweets gerados. A hashtag ficou em 6º lugar nos trending topics no primeiro dia.

Como parte da campanha #CientistaTrabalhando, o Serrapilheira e a Agência Bori coordenaram uma “ocupação” de colunas na imprensa. Durante 28 dias (8 de julho a 4 de agosto), colunistas cederam ao todo 60 espaços para abordar temas relacionados ao processo científico, tanto com textos escritos por eles próprios quanto por cientistas convidados. 

Foram ocupados espaços “nobres” na imprensa e que tradicionalmente não falam de ciência, como as colunas de Miriam Leitão, Merval Pereira e Guga Chacra, em O Globo, e as de Gregório Duvivier e Hélio Schwartsman, na Folha de S.Paulo.

A lista completa está aqui.