Zé Gotinha Presidente

O ano de 2022 foi um período extremamente atípico na questão política. E o instituto, embora apartidário, não poderia ficar neutro em meio a uma disputa presidencial polarizada entre um candidato que demonstrava valorizar a ciência brasileira e outro que a desmantelou nos quatro anos anteriores de governo.

Por isso, em setembro de 2022 entramos na campanha eleitoral de forma inusitada: “lançamos” a candidatura à presidência de Zé Gotinha, o icônico personagem defensor da vacinação que faz parte do imaginário dos brasileiros. Até plano de governo ele tinha. Poucos dias após o anúncio, no entanto, Zé Gotinha teve sua candidatura impugnada porque pelúcias não podem concorrer à presidência. 

Então o personagem passou a incentivar seus eleitores a votarem em candidatos que valorizassem a ciência, a saúde pública e o SUS. A ação foi, na verdade, uma campanha bem-humorada nas redes sociais. Em pouco menos de dois meses, as postagens alcançaram mais de 30 milhões de pessoas e foram visualizadas mais de 90 milhões de vezes nas contas “Zé Gotinha Presidente” no Instagram, Twitter, Facebook e TikTok.