Pré-propostas foram submetidas de 23 estados e do Distrito Federal; confira o perfil dos candidatos
A 5ª chamada pública de apoio à ciência do Serrapilheira recebeu 260 inscrições. A próxima etapa do processo de seleção é a avaliação das pré-propostas por revisores independentes. A lista de aprovados para a fase seguinte, a da submissão de propostas completas, será divulgada em 24 de fevereiro de 2022.
O edital vai selecionar até 10 jovens cientistas, que receberão entre 200 mil reais e 700 mil reais cada, a serem distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de renovação.
As ciências da vida foram a área do conhecimento com o maior número de pré-propostas: 150, representando 58% das submissões. A área menos representada foi a matemática, com sete pré-projetos – 3% do total.
A disparidade de gênero nas áreas é maior na física, em que 93% dos proponentes são homens. Já nas ciências da vida os números se equilibram.
Quanto ao perfil étnico-racial, 73% se declaram brancos. Pretos e pardos somam 21% e amarelos 2%. Dez proponentes optaram por não declarar raça/ etnia, representando 4% dos inscritos.
As inscrições vieram de 23 estados e do Distrito Federal. Como nos anos anteriores, a maioria dos proponentes é de São Paulo, tornando o sudeste a região com o maior número de candidatos – 49%. A região menos representada é a norte, com 17 candidatos, que correspondem a 7% do total.
O resultado final da 5ª chamada será anunciado no dia 24 de junho de 2022 e o início do apoio está previsto para 15 de agosto. Quer saber melhor como funciona o processo de seleção de projetos de ciência do Serrapilheira? Confira o vídeo: