- Pode haver mais de uma candidatura da mesma organização?
Sim, contanto que sejam de profissionais diferentes. Entretanto, cada profissional, individualmente, pode submeter somente uma candidatura. Em caso de candidaturas duplicadas do mesmo candidato, será considerada a mais recente no momento do fechamento das inscrições.
- Como será avaliado o tempo de experiência profissional? Como posso demonstrar minha experiência?
No campo sobre perfil profissional e histórico de atuação, procure mencionar com clareza as organizações com as quais já colaborou e suas respectivas datas. Buscamos profissionais que tenham afinidade com o tema do laboratório e que tenham experiência trabalhando com a temática ambiental ou científica e sua relação com tecnologia, economia, política, cultura ou sociedade. É desejável que o participante tenha em torno de 5 anos de experiência.
- Não tenho formação acadêmica em jornalismo ou comunicação. Posso me inscrever?
Sim. O laboratório está aberto para profissionais com perfis e trajetórias variados, contanto que tenham familiaridade com o tema, experiência em projetos de comunicação e jornalismo e estejam disponíveis para colaborar e ampliar seus conhecimentos científicos. Recomendamos destacar no formulário suas habilidades diferenciais e como você pode contribuir para para o laboratório.
- É preciso ter uma proposta de pauta pronta para participar do laboratório?
Não é necessário nem recomendável ter uma pauta fechada sobre o tema para participar do laboratório. O objetivo é desenvolver o projeto em colaboração com os outros comunicadores e cientistas participantes. Isso inclui decidir as pautas, estratégias de investigação, formatos de publicação etc.
- Cada participante precisa necessariamente desenvolver uma história / reportagem ou produto final?
O laboratório prioriza o espírito colaborativo e esperamos que surjam múltiplos formatos de colaboração para desenvolver os conteúdos, permitindo que os participantes trabalhem juntos em diferentes histórias e produtos com suas habilidades. Não há um número pré-determinado de conteúdos e/ou produtos a serem desenvolvidos por participante; isso será planejado coletivamente.
- Como se dará o acesso a recursos de produção? Todos os participantes receberão o mesmo valor?
Após a imersão presencial, os participantes devem enviar uma solicitação de recursos detalhando os custos de produção, como contratação de serviços ou compra de materiais para sua investigação, apresentando também uma justificativa que leve em conta as especificidades de seu formato (texto, áudio, vídeo etc). As organizações às quais os participantes estão vinculados receberão o recurso mediante apresentação de documento fiscal e farão a gestão do valor, apresentando uma prestação de contas após a utilização. Não há um valor fixo para o apoio financeiro. Os veículos podem receber montantes diferentes, a depender da complexidade e especificidade de cada produto.
- Como funcionará a publicação do produto final do laboratório? Qual o papel dos veículos nesta etapa final?
A proposta é publicar de forma coordenada um conjunto de conteúdos (reportagens, vídeos, episódios de podcast, ilustrações, gráficos), em torno da temática principal do laboratório. Estes conteúdos desenvolvidos irão compor um especial compilado em um site específico do projeto. Cada veículo publicará somente o conteúdo produzido pelo seu profissional vinculado. Na publicação deverá constar a assinatura que menciona o projeto, créditos e o link para o site do especial.
Do ponto de vista jurídico
O Serrapilheira se reserva o direito de cancelar, suspender, modificar, rever ou postergar, a qualquer momento, a seu exclusivo critério de avaliação, o processo de seleção a que se refere esta chamada, mediante simples aviso publicado nos mesmos meios de divulgação da presente chamada. Potenciais candidatos ou mesmo postulantes que já tenham submetido projetos ao instituto não serão ressarcidos — seja em razão do cancelamento, suspensão, modificação ou postergação do contrato. Tal cláusula também se aplica às instituições às quais essas pessoas sejam ou estejam vinculadas.
A preparação dos projetos e sua respectiva submissão ao processo de seleção objeto desta chamada são de integral responsabilidade dos candidatos, os quais deverão arcar integralmente com os seus custos. Ao aderir a esta chamada, os candidatos reconhecem que cabe exclusivamente ao Serrapilheira arbitrar o processo de seleção, observados os procedimentos aqui descritos.
Ao processo de deliberação e escolha dos candidatos por parte do Serrapilheira não caberá nenhum tipo de recurso, pedido de revisão ou ressarcimento de custos, despesas ou indenização na hipótese de não seleção de projetos submetidos, em qualquer fase ou etapa dos processos descritos nesta chamada.
O Serrapilheira poderá, a qualquer tempo e independentemente de consentimento prévio do candidato ou instituição de ensino à qual ele esteja vinculado, conduzir estudos utilizando informações submetidas por meio desta chamada. Poderá, ainda, divulgar os resultados desses estudos, respeitando o compromisso de confidencialidade, desde que tais informações já não tenham se tornado públicas.
Uma vez finalizada a seleção, o instituto poderá compartilhar dados sobre os projetos aprovados, como o valor da dotação, o título, resumo e palavras-chave.
De forma a preservar os critérios de isenção e isonomia que norteiam a análise e escolha das práticas concorrentes, e como forma de prevenir potenciais conflitos de interesse e/ou infração às regras previstas no Código de Ética e Conduta do instituto, não poderão, direta ou indiretamente, habilitar-se às chamadas do Serrapilheira pessoas com relações de casamento, união estável ou parentesco por consanguinidade ou afinidade, seja em linha reta, colateral ou transversal, até o segundo grau, com funcionários, diretores, membros dos Conselhos de Administração e Científico, tampouco com avaliadores ou outros prestadores de serviço contratados para a seleção das chamadas.
A deliberada não observância dessa regra de impedimento, por qualquer pessoa que se habilite para as chamadas do Serrapilheira, dará ao instituto, a seu exclusivo critério de conveniência e tempo, o direito de exclusão do beneficiário da chamada, com a consequente rescisão contratual e cancelamento das obrigações dele decorrentes, inclusive as pecuniárias, sem que isso caracterize rescisão contratual imotivada.
Exceções às regras aqui previstas devem ser decididas pelo Conselho de Administração do Serrapilheira.
Compartilhamento de dados e informações:
O Instituto Serrapilheira cumpre toda a legislação aplicável sobre privacidade e proteção de dados, incluindo tanto a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) como as demais normas setoriais ou gerais sobre o tema vigentes no país.
Ao aderirem a esta chamada, todos os candidatos, selecionados ou não, declaram expressamente concordar com o tratamento dos seus dados e informações, inclusive pessoais e sensíveis que os organizadores eventualmente demandarem em razão da chamada.Autorizam, ainda, a utilização destes dados e informações em estudos e pesquisas, observadas as regras previstas na legislação específica, aplicável na data da chamada.