Jornalismo e Mídia

Chamada pública para reportagens jornalísticas baseadas em dados de biodiversidade

Resultados divulgados

Confira abaixo os selecionados

Ana Peres
Pará
Veículo: O Liberal (PA)

Diego Cazar
Equador
Veículo: La Barra Espaciadora

Eduardo Gonçalves
Distrito Federal
Veículo: O Globo (RJ)

Iván Paredes Tamayo
Bolívia
Veículo: El Deber

Martín Leandro Amaya Camacho
Peru
Veículo: Revista Nube Roja

Maickson Serrão
Pará
Veículo: Sumaúma Jornalismo (PA)

Nicoly Ambrosio
Amazonas
Veículo: Amazônia Real (AM)

Reybert Carrillo
Venezuela
Veículo: El Estímulo

Rocio Lloret
Bolívia
Veículo: La Región 

Rudja Santos
Amapá
Veículo: Amazônia Real (AM)

Sally Jabiel
Peru
Veículo: El País

Samantha Stephany do Nascimento Conceição
Roraima
Veículo: G1 Roraima – Rede Amazônica (RR)

Edital

Edital em espanhol

A iniciativa

Como o jornalismo e a ciência podem trabalhar juntos para  aprofundar a compreensão pública sobre o valor da biodiversidade? E, assim, ajudar na promoção de estratégias eficazes de conservação e restauração da natureza? 

O Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (El Clip) e o Instituto Serrapilheira se uniram para oferecer um workshop e bolsas de criação para jornalistas. O objetivo é a produção de reportagens investigativas baseadas em dados sobre a biodiversidade da Amazônia, bem como sua relação com serviços ambientais (como o controle do clima e o fornecimento de água) com a economia e políticas públicas. Para isso, os jornalistas terão acesso a dados de biodiversidade de uma plataforma recém-criada e trabalharão lado a lado com os cientistas responsáveis, vinculados ao Serrapilheira.

Buscamos, assim, fomentar a colaboração jornalística e científica além das fronteiras nacionais e ampliar a cobertura sobre o tema.

Os jornalistas selecionados participarão de um workshop presencial no Brasil e receberão apoio financeiro e científico do Serrapilheira para a realização de suas investigações, além de mentoria e apoio editorial e de dados do El Clip.

 O workshop incluirá treinamento com os cientistas responsáveis pela criação da plataforma de dados, além de metodologias de análise, coleta e limpeza de dados. Ao final do projeto, as histórias serão publicadas pelos veículos selecionados em parceria com El Clip.

Perfil dos participantes

Esta é uma chamada pública voltada para jornalistas com experiência em investigação, preferencialmente em temas ambientais, ou que já tenham reportado na Amazônia sobre assuntos diversos (sociais, ambientais, econômicos etc.). É desejável, mas não obrigatório, o conhecimento de técnicas de jornalismo de dados. Os candidatos devem ser oriundos da América Latina, preferencialmente dos países amazônicos (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela). 

Os candidatos podem ser vinculados a um veículo de comunicação ou serem freelancers, desde que apresentem uma carta de compromisso de um veículo interessado em publicar as reportagens em parceria com El Clip. 

O workshop será ministrado em espanhol e português. Os candidatos devem estar confortáveis em participar de um treinamento que vai misturar os dois idiomas.

Serão selecionados candidatos que apresentem pré-propostas de investigações jornalisticamente relevantes, nas quais a biodiversidade e sua relação com outros temas de interesse público tenham um papel central. Além disso, devem demonstrar como as investigações serão estruturadas a partir do trabalho com dados e seu potencial de colaboração com cientistas e colegas de outros países.

Etapas e condições do programa

Etapa 1 – Workshop presencial

Serão selecionados até 12 jornalistas para participar de um workshop presencial no Rio de Janeiro, entre 10 e 14 de fevereiro de 2025. O Serrapilheira vai cobrir os custos de transporte para o Rio de Janeiro dentro da América Latina, bem como a hospedagem no local selecionado pela organização.

Na programação, estão previstas aulas, debates, estudos de caso e atividades práticas abordando temas como jornalismo colaborativo, construção de bases de dados para investigações jornalísticas, biodiversidade na Amazônia e propostas de novos formatos de narrativas jornalísticas para abordar o tema. Após o workshop, os jornalistas terão até duas semanas para refinar sua proposta de reportagem. 


Etapa 2 –  Bolsa de criação

Os participantes receberão um aporte financeiro mensal em valor equivalente a 600 (seiscentos) dólares, durante 3 meses, além de mentoria e acompanhamento editorial do El Clip no processamento, análise e visualização de dados das histórias. Os jornalistas receberão também o suporte científico dos pesquisadores vinculados ao Serrapilheira. O pagamento dos aportes mensais estará vinculado a entregas periódicas de rascunhos e desenvolvimento da reportagem, nos prazos a serem definidos pelos organizadores. Durante esta etapa, os bolsistas participarão ainda de reuniões online para trocar descobertas, desafios e histórias que possam estar conectadas, continuando o aprendizado colaborativo. 


Etapa 3 – Publicação 

O programa culminará com a publicação simultânea das histórias em diferentes países e meios de comunicação, contando com a coordenação do El Clip na estratégia de distribuição geral nas redes sociais e websites.

Processo seletivo

No período entre 15 de outubro e 5 de novembro, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição (https//serrapilheira.fluxx.io) com as perguntas abaixo. 

As propostas serão avaliadas por um comitê de especialistas.

Candidatos pré-selecionados serão convidados para uma entrevista.

Perguntas do formulário de inscrição

(*) preenchimento obrigatório

Cadastro

Nome*

E-mail*

Gênero*

Raça/Cor*

Proposta

Conte-nos quem é você em uma minibiografia (até 600 caracteres)

Linkedin: 

País de origem* 

Cidade*

Estado*

Nome do veículo que publicará o trabalho* 

Conte-nos mais sobre o veículo que publicará a história e sua relação com ele (Até 600 caracteres)

Escreva um parágrafo de motivação explicando seu interesse neste programa (até 800 caracteres)

Escreva sua proposta de projeto de investigação jornalística a ser realizada no âmbito deste projeto (até 2000 caracteres). A proposta deve incluir:

a) A pergunta que deseja responder com a investigação;
b) Quais são as principais fontes já identificadas;
c) Qual seria a história mínima e qual seria a história perfeita que resultaria do trabalho;
d) Qual seria o formato pretendido.

Inclua um link para seu trabalho mais recente/relevante relacionado ao tema do programa (em português, espanhol ou inglês):

Link 1:

Descreva brevemente este trabalho e explique por que ele é relevante (até 1000 caracteres):

Já obteve financiamento e treinamento para realizar algum projeto similar? *

Sim, financiamento e/ou treinamento do Serrapilheira
Sim, financiamento e/ou treinamento de outra instituição
Não
Se marcou sim, conte qual foi o projeto e o financiador (Até 500 caracteres)

Qual o seu nível de familiaridade com o uso de planilhas (Excel, Google Sheets, etc.)?

Nenhuma experiência
Básico: Consigo inserir dados e fazer cálculos simples
Intermediário: Consigo usar fórmulas e organizar dados
Avançado: Consigo criar gráficos, tabelas dinâmicas e usar funções complexas

Você já trabalhou com conjuntos de dados grandes? Se sim, pode descrever uma experiência? (até 300 caracteres)

Sim
Não

Liste aqui as principais bases de dados que pretende usar em sua investigação

(até 300 caracteres)

Cronograma

Abertura do sistema de inscrições
15 de outubro de 2024

Encerramento das inscrições
12 de novembro de 2024 (até 17h) (nova data)

Divulgação dos selecionados
10 de dezembro de 2024 (nova data)

Bootcamp online preparatório para o workshop
3 a 7 de fevereiro de 2025

Workshop presencial no Rio de Janeiro
10 a 14 de fevereiro de 2025

Produção das reportagens
Fevereiro a abril de 2025

Publicação das reportagens
Maio

Formulário de inscrição

Do ponto de vista jurídico

O Serrapilheira se reserva o direito de cancelar, suspender, modificar, rever ou postergar, a qualquer momento, a seu exclusivo critério de avaliação, o processo de seleção a que se refere esta chamada, mediante simples aviso publicado nos mesmos meios de divulgação da presente chamada. Potenciais candidatos ou mesmo postulantes que já tenham submetido projetos ao instituto não serão ressarcidos —  seja em razão do cancelamento, suspensão, modificação ou postergação do contrato. Tal cláusula também se aplica às instituições às quais essas pessoas sejam ou estejam vinculadas.

A preparação dos projetos e sua respectiva submissão ao processo de seleção objeto desta chamada são de integral responsabilidade dos candidatos, os quais deverão arcar integralmente com os seus custos. Ao aderir a esta chamada, os candidatos reconhecem que cabe exclusivamente ao Serrapilheira arbitrar o processo de seleção, observados os procedimentos aqui descritos.

Ao processo de deliberação e escolha dos candidatos por parte do Serrapilheira não caberá nenhum tipo de recurso, pedido de revisão ou ressarcimento de custos, despesas ou indenização na hipótese de não seleção de projetos submetidos, em qualquer fase ou etapa dos processos descritos nesta chamada.

O Serrapilheira poderá, a qualquer tempo e independentemente de consentimento prévio do candidato ou instituição de ensino à qual ele esteja vinculado, conduzir estudos utilizando informações submetidas por meio desta chamada. Poderá, ainda, divulgar os resultados desses estudos, respeitando o compromisso de confidencialidade, desde que tais informações já não tenham se tornado públicas.

Uma vez finalizada a seleção, o instituto poderá compartilhar dados sobre os projetos aprovados, como o valor da dotação, o título, resumo e palavras-chave.

De forma a preservar os critérios de isenção e isonomia que norteiam a análise e escolha das práticas concorrentes, e como forma de prevenir potenciais conflitos de interesse e/ou infração às regras previstas no Código de Ética e Conduta do instituto, não poderão, direta ou indiretamente, habilitar-se às chamadas do Serrapilheira pessoas com relações de casamento, união estável ou parentesco por consanguinidade ou afinidade, seja em linha reta, colateral ou transversal, até o segundo grau, com funcionários, diretores, membros dos Conselhos de Administração e Científico, tampouco com avaliadores ou outros prestadores de serviço contratados para a seleção das chamadas.

A deliberada não observância dessa regra de impedimento, por qualquer pessoa que se habilite para as chamadas do Serrapilheira, dará ao instituto, a seu exclusivo critério de conveniência e tempo, o direito de exclusão do beneficiário da chamada, com a consequente rescisão contratual e cancelamento das obrigações dele decorrentes, inclusive as pecuniárias, sem que isso caracterize rescisão contratual imotivada.

Exceções às regras aqui previstas devem ser decididas pelo Conselho de Administração do Serrapilheira.

Compartilhamento de dados e informações

O Instituto Serrapilheira e o El Clip cumprem toda a legislação aplicável sobre privacidade e proteção de dados, incluindo tanto a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) como as demais normas setoriais ou gerais sobre o tema vigentes no país.

 Ao aderirem a esta chamada, todos os candidatos, selecionados ou não, declaram expressamente concordar com o tratamento dos seus dados e informações, inclusive pessoais e sensíveis que os organizadores eventualmente demandarem em razão da chamada.Autorizam, ainda, a utilização destes dados e informações em estudos e pesquisas, observadas as regras previstas na legislação específica, aplicável na data da chamada.

Contato para dúvidas

Nesta chamada