04/09/2020 04:11

As montanhas que criaram a vida

  • Blog Ciência Fundamental

A primeira cadeia montanhosa surgiu ao mesmo tempo que organismos complexos. Coincidência?

Ilustração: Sandra Jávera

Por Fabrício Caxito

Existem evidências de formas de vida simples – como por exemplo as bactérias – quase tão antigas quanto o planeta, que tem cerca de 4,5 bilhões de anos. A descoberta de vestígios desses microrganismos pode sugerir que os elementos capazes de dar origem à vida aqui na Terra sejam comuns no universo, uma vez que durante a formação do planeta e do sistema solar eles já estavam disponíveis. Organismos mais complexos, porém, como os animais que conhecemos hoje, surgiram há meros 600 milhões de anos, aproximadamente. Foi nessa época que se formou a primeira cadeia de montanhas parecida com os atuais Himalaias, resultado da colisão entre placas tectônicas.

Seria um acaso a ocorrência concomitante de dois eventos tão importantes na história do planeta? Senão, como é que o surgimento de cadeias de montanhas de relevo alto poderia ter influenciado no aparecimento de formas de vida complexas, que ainda não haviam se desenvolvido, mesmo tendo desfrutado de quase 4 bilhões de anos para tanto?

Podemos encontrar pistas para solucionar esse mistério nos perguntando do que os animais precisam para se desenvolver. Já foi demonstrado que suas várias necessidades são controladas sobretudo por dois fatores, oxigênio e nutrientes. Como as cadeias de montanhas poderiam ter fornecido esses elementos a eles?

Leia o texto completo no blog Ciência Fundamental, na Folha de S.Paulo

  • Temas
  • cadeia de montanhas
  • geologia
  • Vida na Terra

Projetos e pesquisadores relacionados