10/08/2022 03:01

Ciência e o corpo feminino

  • Divulgação científica

Cinco recomendações para entender (e desafiar) essa conflituosa relação

Está no ar o primeiro episódio do podcast Corpo Especulado. A série documental em áudio explora a relação conflituosa entre o corpo feminino e a ciência, das cobaias às “histéricas”, da genética à inteligência artificial. O podcast aborda problemas históricos a partir de pautas e personagens do presente, revelando vieses de gênero, raça, classe e sexualidade que permearam estudos científicos ao longo dos séculos e persistem ainda hoje.

O programa é uma produção da revista AzMina em parceria com o 37 Graus, com apoio do Instituto Serrapilheira. Para marcar o lançamento do primeiro episódio, a equipe recomenda cinco conteúdos para quem quer se aprofundar no tema corpo feminino e ciência.

1. Corpo especulado

A série em áudio investiga o modo como a ciência e a medicina enxergaram o corpo feminino ao longo do tempo – e como isso se reflete nos dias de hoje. Uma produção  da revista AzMina e em parceria com o podcast 37 Graus, com apoio do Instituto Serrapilheira. O primeiro episódio já está disponível nas plataformas de podcast.

2. A origem do mundo: Uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado

Esse livro em quadrinhos de Liv Strömquist  (Quadrinhos na Cia, 2018) explora a maneira esquisita como a vagina foi domada ou ignorada ao longo dos séculos, em diferentes culturas.3. Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher

3. Uma ciência da diferença: sexo e gênero na medicina da mulher

O livro da antropóloga Fabíola Rohden (Editora Fiocruz, 2001) busca entender como os discursos médicos abordam (e até reforçam) não apenas as diferenças de sexo e gênero, mas também de raça, sexualidade e classe social.

4. Fundamentos do prazer

A minissérie documental da Netflix (2022) desafia mitos e preconceitos sobre o corpo e o prazer feminino.

5. Mulheres e loucura: narrativas de resistência 

O livro da psicóloga e pesquisadora Melissa de Oliveira Pereira (Editora Francisca Júlia, 2020) narra a história de protagonismo das mulheres na Reforma Psiquiátrica brasileira.

  • Temas
  • 37 graus
  • AzMina
  • Corpo especulado
  • podcast