28/09/2018 01:04

Curso treina professores a ensinar Física de forma criativa

  • Matemática

Treinamento de professores de Ensino Médio promovido pelo Perimeter Institute, em 2017. Foto: ICTP/ SAIFR

Clarice Cudischevitch

Professores do Ensino Médio de todo o Brasil serão treinados a ensinar Física teórica com uma abordagem criativa e inovadora. O curso “Recursos avançados para ensino da Física em sala de aula” é promovido pelo Instituto Serrapilheira, pelo Perimeter Institute, do Canadá, e o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e será realizado em 29 e 30 de setembro, em São Paulo. O propósito é aproximar a Física do cotidiano dos alunos, despertando o interesse pela disciplina.

O objetivo do treinamento é orientar os professores a ensinarem conceitos da Física moderna, como buracos negros e física de partículas, a partir de atividades práticas e do uso de materiais. Serão ensinados métodos para uso em sala de aula: um exemplo é o estudo do movimento circular para introduzir o conceito de matéria escura, um dos tópicos que mais intrigam os físicos modernos atualmente. Outro recurso é o uso do GPS para falar sobre mecânica quântica.

Esta é a terceira edição do treinamento em São Paulo. Com o apoio do Serrapilheira, pela primeira vez será aberto a participantes de todo o país. Ao todo, 54 professores farão o curso, que é gratuito. As aulas serão ministradas por Greg Dick e Dave Fish, do Perimeter, instituto canadense que promove pesquisa em Física teórica.

“Nosso objetivo final é que estudantes do Ensino Médio de todo o país tenham contato com temas contemporâneos e de ponta da Física teórica”, explica a diretora de divulgação científica do Serrapilheira, Natasha Felizi. “A maneira de fazermos isso é investir na capacitação de professores para levar esses conhecimentos à sala de aula com metodologias de ensino criativas focadas no método científico.”

  • Temas
  • física