Instalação de vídeo de Bárbara Marcel teve apoio do Serrapilheira e estreou na ZKM – Centro de Arte e Mídia de Karlsruhe, na Alemanha
Pedro Lira
A cineasta Barbara Marcel estreia nesta quinta-feira, 2, a obra Cine-Cipó, no Na ZKM – Centro de Arte e Mídia de Karlsruhe, na Alemanha. A instalação de vídeo, que teve apoio do Serrapilheira e conta com seis curta-metragens, observa o cotidiano de cientistas do Observatório ATTO, na Amazônia, e de duas ativistas locais, que trabalham juntos para produzir uma peça de rádio. O objetivo foi utilizar uma das maiores estruturas científicas do território para comunicar diferentes formas de conhecimento, além das ameaças relativas à Amazônia.
A instalação está em cartaz na mostra Critical Zones, que mescla arte, política e ciência ao abordar as chamadas zonas críticas da Terra – espaços em que todas as formas de vida, inclusive humana, precisam coabitar. A curadoria é de Bruno Latour, antropólogo e filósofo da ciência; Peter Weibel, curador artístico de novas mídias; e Bettina Korintenberg, que estuda as relações entre arte e arquitetura.