23/10/2024 09:17

Instituto Serrapilheira manifesta preocupação com mudança na presidência da Faperj

  • Institucional

O Instituto Serrapilheira expressa profunda preocupação com a notícia da possível mudança na presidência da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). 

Sabemos que a presidência da Faperj se trata de um cargo de confiança do governador, mas consideramos fundamental que a pessoa a ocupar essa liderança tenha um perfil técnico e conte com o respaldo da comunidade científica. A gestão atual, do pesquisador e professor da UFRJ Jerson Lima Silva, tem desempenhado um papel fundamental na criação de um ambiente propício ao avanço da ciência fluminense, assegurando previsibilidade de recursos mesmo em momentos desafiadores. Sua atuação tem sido decisiva para a manutenção de projetos estratégicos e a expansão do financiamento público à pesquisa no estado.

A Faperj se destaca no cenário nacional, implementando programas inovadores que servem de referência para outras instituições. Nos últimos anos, a Faperj e o Serrapilheira têm fortalecido uma parceria que se revelou bastante benéfica aos cientistas brasileiros por extraírem o melhor de cada lado: a robustez dos recursos públicos somada à flexibilidade dos recursos privados.

A Faperj foi, por exemplo, a primeira FAP a participar da nossa chamada pública exclusiva para cientistas negros e indígenas da ecologia, uma iniciativa que vem contribuindo para ampliar a diversidade na ciência brasileira, o que é fundamental para torná-la melhor.

A segunda edição da chamada exclusiva contou com mais duas FAPs parceiras (Pará e Mato Grosso do Sul), além da Faperj. Isso demonstra seu pioneirismo e potencial em ser o exemplo de inovação na promoção da ciência por meio de parcerias estratégicas. 

A gestão de órgãos destinados a amparar a pesquisa científica deve ser parte de um projeto de Estado, não de governo. Para que possamos desenvolver o potencial de crescimento do país, precisamos que cargos estratégicos sejam ocupados por pessoas com conhecimento especializado. 

O Serrapilheira reafirma a importância de que a Faperj – assim como todas as Fundações de Amparo à Pesquisa no Brasil – continue sendo conduzida por cientistas experientes, familiarizados com as demandas e os desafios do setor. Preservar o caráter científico e técnico da Faperj é crucial para a proteção do sistema de pesquisa, garantindo a segurança institucional e o futuro da ciência no estado e no país. 

Hugo Aguilaniu
Diretor-presidente do Instituto Serrapilheira

  • Temas
  • Faperj
  • financiamento público