26/12/2021 01:25

Nota de pesar – Thomas Lovejoy

  • Institucional

Conselheiro científico do Serrapilheira, Lovejoy pesquisava a Amazônia há mais de 50 anos e era um de seus maiores defensores.

O Serrapilheira lamenta o falecimento do seu conselheiro científico Thomas Lovejoy no último sábado, 25 de dezembro. Professor na Faculdade de Ciências e Políticas Ambientais da Universidade George Mason (EUA), o biólogo pesquisava a Amazônia há mais de 50 anos e era uma das maiores referências no mundo sobre o tema.

Formado pela Universidade Yale (EUA), Lovejoy chegou à floresta amazônica em 1965 e logo ficou encantado. Junto ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ele ajudou a criar um experimento de grande escala que investiga o funcionamento de fragmentos florestais e os efeitos do desmatamento sobre a diversidade de espécies de animais e plantas.

Lovejoy foi um dos primeiros no mundo a estudar o impacto das mudanças climáticas na biodiversidade e tornou-se um defensor incansável da floresta amazônica. No Scientific Advisory Board do Serrapilheira, do qual se tornou membro em 2020, Lovejoy assessorava a equipe executiva e o Conselho Administrativo em questões relativas às ciências da vida. Seu legado será uma inspiração para nós e para as futuras gerações de cientistas.

  • Temas
  • obituário
  • Scientific Advisory Board
  • thomas lovejoy