04/04/2022 04:18

O que correntes oceânicas contam sobre mudanças climáticas

  • Blog Ciência Fundamental

No fundo do mar, geólogo busca a solução para um problema hídrico 

Ilustração: Valentina Fraiz

Por Pedro Lira

“Com o que sei fazer, qual a pergunta mais importante que consigo responder?” Foi a partir dessa reflexão que Vinícius Ribau Mendes começou a estudar os impactos das mudanças climáticas nas chuvas da América do Sul. Analisando sedimentos retirados do oceano como areia e lama, o geólogo investiga o passado da Terra para entender o presente e pensar em formas de nos preparar para o futuro. 

Com o intuito de validar previsões e entender como as alterações nas correntes oceânicas afetam as chuvas, Mendes e sua equipe estão reconstituindo um quadro que se repetiu duas vezes ao longo dos últimos 20 mil anos: o colapso de um dos conjuntos de correntes oceânicas mais energéticos do mundo.

O projeto nasceu na Universidade Federal de São Paulo, onde o pesquisador leciona, mas já é uma empreitada internacional, com colaborações de cientistas das universidades alemãs UniHeidelberg e UniBremen, além da USP e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 

Mais do que necessária, a pesquisa é urgente. O Brasil enfrenta a terceira crise hídrica em vinte anos e a maior já registrada em 91 anos. Em dezembro de 2021, mais de 95 cientistas de instituições nacionais e internacionais assinaram um artigo de opinião na revista “Nature” a respeito da necessidade de investimentos em pesquisa, monitoramento do solo e novas fontes de energia renováveis. Do contrário, futuras crises hídricas poderão comprometer a segurança alimentar do país e encarecer ainda mais o valor da energia.

É para esse cenário que caminhamos se – ou muito provavelmente, quando – a Célula de Revolvimento Meridional do Atlântico entrar em colapso novamente. Responsáveis pela distribuição de calor entre os hemisférios norte e sul, essas correntes influenciam diretamente as chuvas de verão na América do Sul. Dada a marcante redução na intensidade dessas correntes, a possibilidade de colapso ainda neste século não é fantasiosa. 

Leia o texto completo no blog Ciência Fundamental, na Folha de S.Paulo. 

  • Temas
  • chuvas
  • Crise hídrica
  • mudanças climáticas
  • seca
  • Testemunhos marinhos