Artur Miranda

Biologia

O trabalho de Artur Miranda com a doença de Chagas é, ao mesmo tempo, entender os processos de replicação do parasita e otimizar o tratamento sintomático do hospedeiro. Com um forte incentivo familiar, Artur sempre teve a academia e a inovação tecnológica como horizonte profissional. Formado em ciências biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Artur também é mestre e doutor em bioquímica e imunologia pela UFMG. A instituição University of Western Ontario, no Canadá, sediou um período sanduíche durante seu doutorado. Artur também realizou um período de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo.   

Atualmente professor do Departamento de Biofísica e Fisiologia da UFMG, fora dos laboratórios a ciência ainda tem bastante participação na sua vida, integrando seus hobbies: Artur soma o interesse em aquarismo aos seus conhecimentos de eletrônica e marcenaria para criar habitações customizadas para os peixinhos. Além disso, o cientista se dedica à paixão por musculação e o estudo de nutrição esportiva. Casado com uma pesquisadora também da área médica, sua trajetória é marcada pelo comprometimento com a saúde. O projeto de Artur tem potencial de impactar a vida de muitas pessoas afetadas por uma doença que, infelizmente, ainda recebe pouca atenção. 

Projetos

A via da CAMKII é um regulador central da disfunção de cardiomiócitos e da carga parasitária de T. cruzi durante a implementação da cardiomiopatia chagásica?
Ciência / Ciências da Vida

A doença de Chagas é causada pelo parasita Trypanosoma cruzi e foi inicialmente estudada pelo pesquisador brasileiro Carlos Chagas. Pacientes com a doença podem desenvolver problemas gastrointestinais e principalmente cardíacos, que quando presentes, podem se tornar muito debilitantes. Nosso grupo de pesquisa se dedicou na ultima década a identificar aspectos celulares do parasita e das células do hospedeiro determinantes para o desenvolvimento da forma cardíaca da doença, a mais grave. Nessa proposta buscamos responder à perguntas como: a via da CAMKII é um regulador central da disfunção de cardiomiócitos e da carga parasitária de T. cruzi durante a implementação da cardiomiopatia chagásica? Pretendemos, simultaneamente, atenuar a replicação do parasita e prevenir/tratar sintomas graves do hospedeiro. O sucesso da nossa proposta irá mudar de forma substancial o tratamento para a doença de Chagas, ainda limitado, otimizando custos de saúde e melhorando a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Instituições

  • Universidade Federal de Minas Gerais

Chamadas

Chamada 6