Cleiton Breder Eller

Biologia

O projeto de Cleiton Eller é uma tentativa de usar princípios evolutivos para entender a mortalidade das plantas durante a seca e a coexistência em ambientes áridos. Um importante campo de estudo dado a crescente preocupação com as mudanças climáticas. Sua trajetória acadêmica é sediada na Universidade Estadual de Campinas onde Cleiton fez a graduação em ciências biológicas,  seguido do mestrado e doutorado em ecologia. No pós-doutorado esteve na University of Exeter, Inglaterra. Atualmente é professor na Universidade Federal do Ceará.

Vegetariano por mais de vinte anos, Cleiton também cultiva a leitura nos tempos livres. Os temas favoritos são filosofia, história e mitologia. Averso à acordar cedo, o cientista também gosta de levantar peso, sempre em companhia dos leais caninos. 

Projetos

Podemos usar princípios evolutivos para predizer a mortalidade de plantas durante a seca e a coexistência de plantas em ambientes áridos?
Ciência / Ciências da Vida

Mudanças climáticas recentes têm causado a mortalidade da vegetação em diversos ecossistemas no planeta. O conhecimento sobre como plantas morrem durante a seca avançou muito nas últimas décadas. Entretanto, devido a complexidade dos mecanismos fisiológicos envolvidos na mortalidade de plantas, nós ainda não conseguimos predizer esse processo confiavelmente. Nesse projeto eu proponho uma hipótese baseada na teoria de otimização evolutiva para predizer a mortalidade de plantas durante a seca. De acordo com essa hipótese, plantas devem ajustar seus processos fisiológicos, como fotossíntese, transpiração e armazenamento de carbono, de forma dinâmica para maximizar suas chances de sobrevivência durante a seca. Essa hipótese também é capaz de explicar como comunidades vegetais compartilham recursos hídricos em ambientes áridos. Essa hipótese será testada experimentalmente e com observações de campo provenientes de comunidades vegetais localizadas ao longo de um gradiente de precipitação.

Instituições

  • Universidade Federal do Ceará

Chamadas

Chamada 6