Dirk Erhard

Matemática

Poetas e acadêmicos definiram a matemática como a língua da natureza ou a codificação mais coerente da realidade. Dirk Erhard parece seguir esse princípio com seu projeto que busca a universalidade em processos probabilísticos e complexos da física, em que os resultados não podem ser expressos em uma distribuição normal. 

Nascido na Alemanha, Erhard foi cinco vezes medalhista nacional em salto de trampolim quando criança. Ele se dedicou nove anos ao esporte antes de se lançar integralmente na matemática. Graduado na Technische Universität Berlin, o pesquisador conquistou o título de mestre na mesma instituição. O doutorado em ciências naturais e matemáticas ocorreu na Leiden University, Holanda. 

Em Leiden, conheceu e se casou com uma brasileira que fazia doutorado em biologia. Pela esposa, Erhard trocou a Europa pelo Brasil e hoje é professor adjunto na Universidade Federal da Bahia. O casal aprendeu a receita tradicional de pão alemão para ter uma tradição familiar do matemático por perto. As atividades esportivas também são mantidas na rotina: para oxigenar e despressurizar do trabalho, Erhard nada e corre regularmente. 

Projetos

A universalidade por trás de processos aleatórios
Ciência / Matemática

Imagine que você lance uma moeda em um jogo de cara ou coroa muitas vezes. Nós esperamos que em mais ou menos 50% dos casos a moeda caia cara. Porém, como o resultado de cada lançamento é aleatório, há uma flutuação em torno desses 50%. Um dos resultados principais da área de probabilidade diz que esta flutuação segue a distribuição normal. A mesma lógica vale, por exemplo, para o lançamento de um dado ou outros experimentos aleatórios similares. Então, os detalhes do experimento aleatório não importam e neste sentido a distribuição normal é um objeto universal. Neste projeto tentaremos descobrir a universalidade por trás de processos aleatórios mais complicados que, muitas vezes, modelam fenômenos da física. O foco será em três tipos diferentes de sistemas: processos com restrições geométricas que induzam correlações globais no tempo, processos interagindo com um ambiente aleatório, e equações diferenciais estocásticas singulares.

Recursos investidos

Grant 2021: R$ 335.517,00

Instituições

  • Universidade Federal da Bahia

Chamadas

Chamada 4
  • Temas
  • física
  • processos aleatórios