Ecologia Indígena: retroalimentação e conectividades da roça na aldeia São Domingos Sávio

João Rivelino Rezende Barreto
Indígena do povo Tukano, do Amazonas, é professor na Universidade Federal de Santa Catarina


No contexto indígena, a roça é muito mais do que um espaço de cultivo agrícola: ela representa um sistema de produção tradicional profundamente conectado à cultura, à natureza, ao território e à espiritualidade. Além de um meio de subsistência, é um espaço de transmissão de saberes, fortalecimento dos laços comunitários e manutenção do equilíbrio ecológico.

Neste projeto, a roça na aldeia São Domingos Sávio, no Amazonas, foi escolhida como referência de estudo na medida em que se trata de um espaço construído pelo homem e mulher. Ao mesmo tempo, é fonte de reconstrução de elementos da natureza que dão sentido à existência da vida sociocultural e da biodiversidade. Em outras palavras, é a ecologia indígena dentro de uma territorialidade.

O projeto investiga como a construção e reconstrução da roça dialoga com a retroalimentação e conectividades de uma ecologia indígena em São Domingos Sávio. Conduzido por um cientista indígena, o projeto segue os ritos próprios desta ecologia indígena vivenciada em uma aldeia Tukano para, a partir daí, dialogar com a ciência acadêmica.

Recursos investidos
Grant 2024: R$ 96.000,00

  • Temas
  • biodiversidade
  • cultivo agrícola
  • ecologia indígena
  • roça