Marcelo Dal Bó

Engenharia

O engenheiro químico Marcelo Dal Bó trabalha num importante produto da indústria nacional: o revestimento cerâmico. Sua pesquisa busca formas de diminuir a espessura do porcelanato ao mesmo tempo em que aumenta a sua resistência. Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Marcelo também é mestre e doutor em ciência e engenharia de materiais pela mesma instituição. Durante o doutorado ele esteve no Instituto de Tecnologia Cerâmica, na Espanha.

A passagem pelos escoteiros quando jovem foi uma experiência marcante para ensinar a disciplina, mas também a convivência em grupos. Desde essa época, o contato com a natureza é importante para ele quando precisa se recarregar para uma nova etapa do trabalho.

Projetos

Têmpera química aplicada à fabricação industrial de porcelanatos
Ciência / Engenharia

O desafio de ampliar a gama de aplicação de revestimentos cerâmicos do tipo porcelanato esbarra em limitações devido a sua resistência mecânica. Essas limitações são impostas pela composição, microestrutura do material e pelo tipo de processamento ao qual é submetido. A produção de porcelanatos mais finos e com a mesma resistência mecânica representa expressiva redução de custo e ampliação da gama de aplicação desse material cerâmico. Nesse sentido, o processo de têmpera química pode ser uma solução elegante. O processo de têmpera química consiste em substituir cátions presentes no material cerâmico por outros de maior raio atômico, provocando uma tensão de compressão na superfície do material e, consequentemente, elevando sua resistência mecânica à flexão. Paralelamente, pode-se reduzir a espessura da placa cerâmica de porcelanato visando a redução de custo de produção, economia de recursos naturais, diminuição da emissão de gases poluentes e redução no custo do transporte.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Chamadas

Chamada 1
  • Temas
  • materiais
  • porcelanato
  • resistência
  • revestimento cerâmico
  • têmpera química