Renato Ferreira de Velloso Vianna

Matemática

Renato Ferreira Vianna confia nas boas noites de sono como as melhores revisoras das suas ideias e uma inesgotável fonte de insights. O matemático se graduou na Universidade de Brasília e seguiu com os estudos em matemática no mestrado e doutorado. O título de mestre veio pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada; o de doutor pela Universidade de Berkeley, Estados Unidos. Fez estágio de pós-doutoramento em duas prestigiadas instituições: o Instituto de Pesquisa das Ciências Matemáticas (MSRI) nos Estados Unidos e na Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Hoje professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Renato desenvolve pesquisa na área da geometria simplética. Corintiano, ele também gosta de Yoga, meditação e de esquiar quando pode viajar. Divide a casa e a vida com a parceira Aline e os dois felinos Podrick e Brandon.

Projetos

Fibrações Lagrangianas em topologia simplética e mirror symmetry
Ciência / Matemática

Geometria simplética é um tipo de geometria que emergiu da teoria física chamada mecânica Hamiltoniana. Essa relação com a física se sofisticou e, de conceitos físicos em teoria das cordas, surgiu a ideia matemática de mirror symmetry. Esta estabelece uma profunda relação entre duas diferentes áreas da matemática: geometria algébrica e geometria simplética. Nesta relação, os objetos centrais da estrutura correspondente ao lado simplético chamam-se subvariedades Lagrangianas. Para destacar a importância destas, enuncio o credo de Weinstein: “Tudo é uma subvariedade Lagrangiana”, implicando que deve-se “expressar objetos e construções em geometria simplética como subvariedades Lagrangianas”. Nosso projeto consiste em estudar como estas Lagrangianas se comportam em família — fibrações Lagrangianas; relações com a teoria de Gromov-Witten; bem como o ambicioso projeto de classificá-las em determinado espaço.

Recursos investidos

R$ 100.000,00

Instituições

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

Chamadas

Chamada 2
  • Temas
  • Fibrações Lagrangianas
  • Geometria simplética
  • mirror symmetry