19/12/2024 06:20

Por que a ecologia precisa se voltar para uma nova economia

  • Blog Ciência Fundamental

Sem ciência sólida e dados confiáveis, a oportunidade para uma economia regenerativa corre o risco de ser uma promessa vazia

Ilustração: Julia Jabur

Hugo Fernandes

“Foi publicado em alguma revista científica?” Fiz essa pergunta algumas vezes em Cali, Colômbia, quando me deparava com algum protocolo sobre o mercado de créditos de biodiversidade, em outubro deste ano. Enquanto os debates se intensificavam nas plenárias da Convenção sobre a Diversidade Biológica da COP16, dezenas de pessoas se aglomeravam para discutir os rumos da economia no contexto das crises ambientais. 

A lógica é semelhante à do mercado de carbono. Quem protege e restaura fauna e flora pode gerar créditos para quem, de algum modo, quer ou precisa agregar valor econômico a esses ativos ambientais. Um instrumento potente para financiar a conservação e a recuperação ambiental, mas que enfrenta desafios praticamente superados nas transações envolvendo CO₂. Como medir essa biodiversidade? Atestar essa medição? Mensurar o valor de um crédito? Garantir que ele representa um ganho real para o meio ambiente?

Leia o texto completo no blog Ciência Fundamental, na Folha de S.Paulo.