Grupo de pesquisa em ecologia tropical

Ciência / Ciências da terra, Ciências da Vida

Em 2024, o Instituto Serrapilheira apoiou a criação de um grupo transdisciplinar em ecologia tropical. A iniciativa é parte do esforço do instituto, iniciado há alguns anos, de estudar a viabilidade de se criar um centro voltado à pesquisa e políticas públicas em ecologia e meio ambiente.

Reunindo 13 cientistas de áreas como hidrologia, biodiversidade, matemática, clima, arqueologia, antropologia, economia, políticas públicas e comunicação, o grupo, liderado pela cientista Marina Hirota, buscou tanto identificar lacunas de conhecimento e eixos estratégicos de longo prazo quanto produzir sínteses imediatas. A partir daí, criaram uma plataforma geoespacial online com dados de valoração de serviços ecossistêmicos relacionados à água, à biodiversidade e ao carbono.

Um dos principais resultados foi a elaboração de uma nota técnica, lançada em dezembro, que mostrou, a partir do cruzamento de bases de dados como MapBiomas, IBGE e Funai, que as chuvas das Terras Indígenas da Amazônia sustentam 57% da renda agropecuária brasileira ao influenciar precipitações sobre 80% das áreas produtivas.

  • Temas
  • ciência
  • ecologia
  • nota técnica