Rede Brasileira de Neurobiodiversidade

Ciência / Ciências da Vida

Como os cérebros se desenvolveram no ambiente aquático? Apesar da vasta biodiversidade brasileira, a falta de estudos comparativos em neuroanatomia tem limitado a compreensão mais sistemática da morfologia e evolução do sistema nervoso, especialmente em mamíferos aquáticos, como os cetáceos. Nesse contexto, foi estabelecida a Rede Brasileira de Neurobiodiversidade – uma iniciativa multidisciplinar dedicada à coleta e análise de cérebros desses animais.

Por meio de métodos de imageamento e histologia, nosso objetivo é investigar aspectos diversos e complementares da morfologia cerebral a fim de entender quais fatores deram origem à diversidade entre grupos. Atualmente, a Rede agrega mais de 50 espécimes vindos de 14 institutos de pesquisa distintos.

Análises estruturais, volumétricas e histológicas desta ampla coleção, comparada aos dados já disponíveis de outros grupos, nos permitirão gerar uma descrição mais completa da diversidade do cérebro não só em cetáceos, mas em mamíferos em geral. A abordagem da Rede busca não apenas ampliar a compreensão da neurobiodiversidade, mas também impulsionar o avanço dessa linha de pesquisa no país.

Recursos investidos

Grant 2023: R$ 273.250,00

Instituições

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro