Serrapilheira patrocina participação de matemáticas em evento na Itália

Instituto financiou a ida de quatro doutorandas à Escola de Verão de Sistemas Dinâmicos

O Centro Internacional para Física Teórica, em Trieste, na Itália. Foto: ICTP

Clarice Cudischevitch

O Instituto Serrapilheira patrocinou a participação de quatro matemáticas doutorandas na Escola de Verão de Sistemas Dinâmicos, no fim de julho. O encontro aconteceu no Centro Internacional para Física Teórica, em Trieste, na Itália.

Realizada de 16 a 27 de julho, a Escola de Verão de Sistemas Dinâmicos reuniu participantes de mais de 50 países. O evento incluiu minicursos, palestras, apresentações de trabalhos e grupos de discussão sobre gênero, voltados ao encorajamento da presença de mulheres na matemática.

Para Adriana Sánchez Chavarría, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o evento permitiu a construção de novas relações profissionais. “Apresentei um pôster sobre meu trabalho e tive a oportunidade de discutir com outros pesquisadores sobre a minha pesquisa. Foi precisamente por isso que conheci um professor da China que tem interesse na minha área de pesquisa e, provavelmente, vamos trabalhar juntos no futuro.”

“Participar do evento foi gratificante”, conta Adriana Coutinho dos Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Tive a oportunidade de conversar e conhecer estudantes e pesquisadores de diversos países. Os momentos de discussões e troca de experiências me ajudaram a pensar no futuro enquanto mulher pesquisadora em matemática de uma forma diferente.”

“Esse encontro me possibilitou fazer novos laços com pesquisadores da área de Sistemas Dinâmicos, deixando oportunidades abertas para meu crescimento como estudante da área e futura pesquisadora”, destaca Cláudia Pires Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).