04/09/2020 08:37

#SerrapilheiraIndica: recomendações favoritas das redes sociais

  • Divulgação científica

A série #SerrapilheiraIndica completou um ano! Aproveitamos o marco para reunir algumas das indicações favoritas em nossas redes sociais. A física e youtuber Gabriela Bailas recomendou o livro “Extraordinárias — Mulheres que revolucionaram o Brasil”, de Aryane Cararo e Duda Porto de Souza. “Este tipo de livro mostra a importância que nós mulheres possuímos no mundo, além de nos inspirar e mostrar que juntas somos mais fortes!”, comentou. 

Já o matemático Edgard Pimentel indicou o filme “O homem que viu o infinito”, biografia de Srinivasa Ramanujan. “O filme chama a atenção para um fato fundamental: o talento é aleatório! Pode surgir em qualquer lugar do mundo, em qualquer pessoa.”. O longa está disponível na Netflix. 

Fernanda Campagnucci, da Open Knowledge Brasil, recomendou a reportagem “O gênero da ciência”, capa da Revista Pesquisa Fapesp de março de 2020. “A edição aborda diversas facetas sobre a questão de gênero na pesquisa científica.” 

A equipe do Serrapilheira também participou. Foi destaque a nossa biblioteca no campo da igualdade racial e de gênero. As obras contribuíram para a produção do “Guia de boas práticas em diversidade na ciência”, disponível no site do Serrapilheira. A lista inclui o “Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro; “Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil”, de Sueli Carneiro; “Olhares negros”, de Bell Hooks; e outros. 

Com tom mais descontraído, destacamos também a dica do livro “E Se? – Respostas científicas para perguntas absurdas“. O autor, Randall Munroe, consultou diversas fontes da ciência para responder curiosidades inusitadas com senso de humor e credibilidade.

Para ver todas as dicas que já demos, navegue pela hashtag #SerrapilheiraIndica nas redes sociais.

  • Temas
  • Extraordinárias
  • O gênero da ciência
  • O homem que viu o infinito
  • Olhares negros
  • Pequeno manual antirracista
  • SerrapilheiraIndica