18/12/2020 09:28

4ª chamada pública de apoio à ciência recebe 505 inscrições

  • Institucional

Selecionados para a fase 2 serão divulgados em março 

A 4ª chamada pública de apoio à ciência do Serrapilheira recebeu inscrições de 505 candidatos. A próxima etapa é a avaliação das pré-propostas por revisores independentes e a seleção dos aprovados para a fase seguinte, em março de 2021.

A edição desse ano vai selecionar até 12 jovens cientistas com grandes perguntas que contribuam para o conhecimento fundamental em ciências naturais, ciência da computação e matemática, para serem apoiados por três anos. Os grants variam de R$ 200 mil a R$ 700 mil.

A área do conhecimento que mais recebeu propostas foram as ciências da vida, com 55% do total de inscrições. A área menos representada é matemática, que soma 5% dos inscritos. Confira a distribuição por áreas no gráfico:

As propostas vieram de 21 estados e do Distrito Federal, sendo a maior parte delas do Sudeste (56%). O estado com mais candidatos é São Paulo, com 130 pré-propostas: 

As chamadas de apoio à ciência do Serrapilheira são voltadas a cientistas que fazem pesquisa no Brasil, independentemente de suas nacionalidades. Apesar disso, a maior parte dos candidatos é brasileira – 480 de 505 inscritos.

Em relação à distribuição por gênero, a maior parte das submissões continua sendo do gênero masculino – 63% são homens e 37% mulheres. A área do conhecimento com menos candidatas mulheres foi a matemática, com 4%. Veja mais no gráfico: 

Um dos critérios de seleção do edital é que os candidatos tenham concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2018. Esse prazo foi estendido em até dois anos para cientistas com filhos. Das 186 mulheres que aplicaram propostas, 24 se beneficiaram da ação:

Em relação ao perfil étnico-racial, 20.8% das pessoas se autodeclaram negras, sendo 16,4% pardas e 4.4% pretas. A maior parte dos candidatos se autodeclara branco (77%). 

Buscando contribuir para mudar o cenário de baixa diversidade na ciência, o instituto lançou, em 2019, o “Guia de boas práticas em diversidade na ciência”, elaborado por especialistas no tema. O documento traz sugestões práticas de iniciativas que cientistas podem adotar em seus grupos de pesquisa e elenca as ações do Serrapilheira.

  • Temas
  • 4ª chamada de apoio à ciência
  • chamada pública
  • ciência
  • edital

Projetos e pesquisadores relacionados