18/12/2024 05:44

#SerrapilheiraIndica: favoritos de 2024

  • Divulgação científica

Desde 2019, o Serrapilheira divulga em suas redes dicas de conteúdos – livros, séries, podcasts, reportagens – com um pé na ciência. Neste ano, reunimos 10 das sugestões mais curtidas pelos seguidores. Confira.

 


Carta de uma orientadora
Subvertendo a sisudez dos manuais de metodologia tradicionais, Debora Diniz oferece caminhos para o leitor transitar com tranquilidade entre tarefas que parecem difíceis, como: encontrar seu tema de pesquisa, abordar seu potencial orientador, organizar seu tempo e cronograma de trabalho, superar o bloqueio diante da página em branco e a síndrome de impostor.

 


O mito do instinto materno

A ideia da autora Chelsea Conaboy foi reunir todas as recentes descobertas da neurociência sobre as mudanças no cérebro de quem se torna responsável pelos cuidados de um bebê.

 


Imune – A extraordinária história de como o organismo se defende das doenças
O autor nos conduz por uma fascinante exploração do sistema imunológico humano. Combinando relatos pessoais com descobertas científicas importantes, ele tenta quebrar alguns paradigmas importantes relacionados ao nosso sistema de defesa.

 


Admirável novo mundo
Bernardo Esteves recorre aos saberes indígenas e às mais variadas disciplinas — arqueologia, física, genética, linguística — para narrar a história dos primeiros povos americanos.

 


As flores do bem: A ciência e a história da libertação da maconha
A obra do neurocientista Sidarta Ribeiro propõe combater a desinformação acerca da planta, mesclando história, cultura e depoimentos pessoais com rigor científico.

 


Darwin no Brasil

O livro, organizada pelo jornalista e editor Pedro Alencastro, narra a viagem do famoso naturalista pelo mundo, com destaque para sua experiência brasileira e as contribuições desta jornada para a teoria da evolução.

 


A Invenção da Natureza
Andrea Wul conta a extraordinária vida do explorador, geógrafo e naturalista alemão Alexander von Humboldt, o cientista mais conhecido de seu tempo, que gerou inveja em Napoleão Bonaparte, inspirou Simón Bolívar em sua revolução e Darwin a zarpar com seu navio Beagle.

 


Pequena enciclopédia de seres comuns
No estilo dos antigos manuais naturalistas, a obra de Maria Esther Maciel mescla literatura e ecologia e traz uma enciclopédia ilustrada de marias, joões, viúvas e seres híbridos, tanto reais quanto imaginários.

 


A inteligência das aves

Numa mistura de dados científicos e relatos entusiasmados de observadores de aves, Jennifer Ackerman apresenta as mais variadas espécies e postula que, ao contrário das metáforas populares como “cérebro de pássaro”, esses seres são na verdade bastante inteligentes e pensam de maneiras complexas.

 


Eve: How the female body drove 200 million years of human evolution

A obra de Cat Bohannon aponta os vários e bem conhecidos pontos cegos da pesquisa científica realizada sob a ótica da ‘male norm’. Apesar de predominante, ainda choca ver todos esses fatos compilados, principalmente no que tange a pesquisa médica e à prática cotidiana da pesquisa acadêmica.