Jornalismo e Mídia

Camp Serrapilheira 2024: Podcasts

Resultados divulgados

Confira abaixo os pesquisadores ou projetos contemplados

Podcast: Mexericos na Maré
Organização: Instituto Federal do Pará (PA)

A série especial “Maretório do futuro” refletirá sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tendo como contexto a COP 30, que acontecerá no Pará em 2025. O objetivo é aproximar a comunidade de Bragança (PA) das discussões sobre o futuro da Amazônia e a emergência climática, ao relacionar seus cotidianos à pesquisa científica realizada na região.

 

Podcast: Narrando Utopias
Organização: Associação Portal Catarinas (SC)

A partir da interseção entre histórias e trajetórias de movimentos sociais e povos tradicionais com o conhecimento científico, o podcast busca construir um futuro de justiça social. Sua quinta temporada vai abordar a agroecologia como uma saída para crise climática.

 

Podcast: O Haiti é, também, aqui
Organização: Web Rádio Migrantes (SP)

Nesse podcast narrado em primeira pessoa, o geógrafo Wisnel Joseph conta a história do Haiti – primeira colônia negra do mundo a abolir a escravidão, e o segundo país livre da América – e dos haitianos em diáspora, fazendo ciência a partir de sua própria vida, história e trajetória.

 

Podcast: Operações Negras
Organização: Grupo Contornos (BA)

O podcast ficcional vai narrar a história de Math, um jovem negro excelente em matemática que atua como educador em um abrigo de pessoas em situações de rua. As fórmulas matemáticas dialogam com a estética do funk brasileiro para abordar o racismo institucional.

 

Podcast: Outra Visão
Organização: Associação Redes de Desenvolvimento da Maré (RJ)

O podcast mostrará como a ausência da perícia criminal oficial contribui para a manutenção do ciclo de violências no conjunto de favelas da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. Abordará, ainda, novas ferramentas das ciências forenses que possivelmente abrem caminhos mais justos para vítimas da violência estatal.

 

Podcast: Paraíso Contaminado
Organização: Site Negrê (CE)

O podcast vai investigar o maior derrame de petróleo da história dos oceanos tropicais, ocorrido em 2019 no litoral de 11 estados brasileiros, que deixou consequências observadas até hoje.

 

Podcast: Qual o Sentido?
Organização: Rebentar Produtora (SP)

“Qual o Sentido?” é uma pergunta em forma de podcast. Ele se guiará pela procura por conexões improváveis para entender nossa percepção e interação com o mundo ao redor por meio dos sentidos.

 

Podcast: Sem regras: Menopausa sem tabu
Organização: Coletivo independente (RJ)

Em uma jornada de descoberta sobre a menopausa, o podcast visa explorar os mitos, tabus e verdades sobre essa fase a partir da ciência, de experiências pessoais e saberes ancestrais.

Edital

O Instituto Serrapilheira recebe projetos de podcasts de todo o país, liderados por pessoas negras e que contem boas histórias nas quais a ciência e o método científico têm um papel central.

Serão selecionados até 8 projetos, cujas equipes participarão de um programa de treinamento híbrido e receberão apoio financeiro para a produção de uma temporada.

O que queremos encontrar

Esta chamada pública é voltada exclusivamente para projetos liderados por pessoas negras. Além disso, as equipes devem ser compostas majoritariamente por pessoas negras.

O edital procura bons projetos de podcasts nos quais a ciência cumpra um papel importante e as áreas da ciência apoiadas pelo Serrapilheira  –  ciências da vida, geociências, física, química, ciência da computação ou matemática  –  tenham visibilidade

Aceitamos propostas de podcasts dos mais diversos formatos, mas projetos que apresentem boas estruturas de roteiro serão priorizados em relação a propostas de conversas improvisadas ao vivo. 

Procuramos candidatos que demonstrem seriedade, comprometimento e afinidade com os valores do Serrapilheira

Por que esta chamada é exclusiva para projetos liderados por pessoas negras?

Muito embora as pessoas negras autodeclaradas representem 55,9% da população brasileira (Censo 2022), essa porcentagem não se reflete na distribuição de cor/raça no jornalismo e nos mercados de audiovisual e de podcasts brasileiros, especialmente em posições de liderança.

De acordo com estudo realizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa-Uerj), nos três maiores jornais em circulação no país, há uma sobrerrepresentação de pessoas brancas nas equipes, totalizando 84% da composição dos funcionários. Outro estudo do mesmo grupo aponta sub-representação de pessoas negras em posições de liderança no mercado audiovisual.  

Esta chamada reafirma a diversidade na ciência como um valor do Serrapilheira, não só por um movimento em prol da igualdade de talentos, mas porque temos a convicção de que as ideias novas e criativas, que alimentam projetos de excelência, são favorecidas pela pluralidade. 

Os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) selecionados para a etapa de entrevistas passarão pelo procedimento complementar à autodeclaração, que consiste em uma reunião virtual da pessoa responsável pela proposta submetida com o Comitê de Confirmação de Autodeclaração. 

A confirmação da autodeclaração é realizada por um grupo composto por cinco membros, respeitando-se a diversidade de gênero e cor/raça, com conhecimento sobre a temática da promoção da igualdade racial e experiência comprovada nesse procedimento.

Para a aferição da condição autodeclarada pelo candidato são considerados os aspectos fenotípicos, marcados pelos traços relativos à cor da pele (preta ou parda) e aos aspectos faciais predominantes como lábios, nariz e textura do cabelo, que, combinados ou não, permitirão confirmar a autodeclaração. Não é considerado o fator genotípico do candidato ou fenotípico dos parentes.

O procedimento de heteroclassificação é filmado e sua gravação é utilizada na análise de eventuais recursos interpostos pelos candidatos.

A comissão de heteroclassificação delibera pela maioria de seus membros e emite um parecer. O teor do parecer é de acesso restrito aos membros do grupo de heteroclassificação e ao Instituto Serrapilheira.

Em caso de recurso, este é apreciado e julgado, uma única vez, por um outro grupo de cinco membros, respeitando-se a diversidade de gênero e cor/raça, com conhecimento sobre a temática da promoção da igualdade racial e experiência comprovada nesse procedimento. A decisão desse grupo revisor é irrecorrível.

O/a candidato/a que não comparecer ao procedimento de heteroclassificação ou não tiver sua autodeclaração confirmada pelo Comitê de Confirmação de Autodeclaração será automaticamente desclassificado.

Elegibilidade

Serão consideradas somente propostas de candidatos autodeclarados como pessoa negra (preto ou pardo) cujas equipes sejam majoritariamente negras. 

Serão aceitas propostas de podcasts que ainda estejam em fase de concepção (pré-lançamento), bem como de projetos já em execução que desejem incluir ou aprimorar a presença da ciência em seus programas. 

Não é necessário fazer parte de uma grande organização, como um grupo de mídia, uma rádio ou um portal de notícias. Propostas de organizações pequenas ou produtores independentes serão igualmente analisadas, desde que possam demonstrar experiência prévia e condições de realizar o projeto.

Serão desconsideradas propostas que não possam argumentar claramente sobre o papel da ciência em seu podcast ou que desconsiderem as áreas do conhecimento apoiadas pelo Serrapilheira

Seleção

Critérios

Fazer um podcast exige mais que uma boa ideia. Por isso, queremos saber: qual é a identidade do projeto? O que faz de seus produtores as pessoas certas para o realizarem? As reflexões dos candidatos sobre essas perguntas serão essenciais para a seleção, bem como a apresentação de boas noções sobre como sustentar o projeto no curto, médio e longo prazos. Vamos avaliar:

  • Qualidade geral da proposta (conceito e justificativa)
    Avaliaremos a premissa do podcast, tal como os principais temas, personagens e ângulos propostos para abordá-los. O proponente tem bons argumentos sobre a relevância dos temas? Existe um fio condutor entre temporadas, episódios e personagens?
  • Argumentação sobre o papel da ciência no podcast
    Avaliaremos a clareza e estrutura da argumentação sobre o papel da ciência no projeto, bem como o detalhamento de como se relaciona com outros temas no podcast.
  • Experiência prévia do proponente
    Avaliaremos a experiência prévia do proponente não somente em fazer podcasts, mas principalmente em conduzir bons projetos editoriais e narrativos, independentemente do formato.
  • Clareza e qualidade da amostra de áudio enviada
    Avaliaremos principalmente o conteúdo, estrutura e ritmo da amostra.
  • Seriedade da proposta e compromisso com o desenvolvimento do projeto no curto, médio e longo prazos.
  • Habilidade do proponente em prever a utilização dos recursos financeiros.
  • Composição da equipe
    As habilidades dos membros da equipe são complementares?
    A equipe é liderada por uma pessoa negra?
    A equipe é majoritariamente negra?
  • Condições de participação em todas as etapas do programa
    O líder do projeto tem disponibilidade para participar das etapas virtuais e presenciais do treinamento?
    Os membros da equipe têm acesso a computadores e conexão estável com a internet?
Etapas

Após as inscrições, a seleção será feita em duas etapas: 

  • Pré-seleção: Candidatos pré-selecionados serão convocados para entrevistas 
  • Seleção final: Após as entrevistas, serão anunciados os projetos selecionados
Comitê de Seleção

Os projetos serão avaliados por um comitê externo formado por profissionais da indústria de podcasts. 

Comitê de Confirmação de Autodeclaração

Os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) selecionados para a etapa de entrevistas passarão pelo procedimento complementar à autodeclaração, que consiste em uma reunião virtual da pessoa responsável pela proposta submetida com o Comitê de Confirmação de Autodeclaração.

A confirmação da autodeclaração é realizada por um grupo composto por cinco membros, respeitando-se a diversidade de gênero e cor/raça, com conhecimento sobre a temática da promoção da igualdade racial e experiência comprovada nesse procedimento.

Para a aferição da condição autodeclarada pelo candidato são considerados os aspectos fenotípicos, marcados pelos traços relativos à cor da pele (preta ou parda) e aos aspectos faciais predominantes como lábios, nariz e textura do cabelo, que, combinados ou não, permitirão confirmar a autodeclaração. Não é considerado o fator genotípico do candidato ou fenotípico dos parentes.

O procedimento de heteroclassificação é filmado e sua gravação é utilizada na análise de eventuais recursos interpostos pelos candidatos.

A comissão de heteroclassificação delibera pela maioria de seus membros e emite um parecer. O teor do parecer é de acesso restrito aos membros do grupo de heteroclassificação e ao Instituto Serrapilheira.

Em caso de recurso, este é apreciado e julgado, uma única vez, por um outro grupo de cinco membros, respeitando-se a diversidade de gênero e cor/raça, com conhecimento sobre a temática da promoção da igualdade racial e experiência comprovada nesse procedimento. A decisão desse grupo revisor é irrecorrível.

O candidato que não comparecer ao procedimento de heteroclassificação ou não tiver sua autodeclaração confirmada pelo Comitê de Confirmação de Autodeclaração será automaticamente desclassificado.

Sobre o programa de treinamento

O treinamento será conduzido pelo Laboratório 37, empresa de comunicação com foco em áudio. A empresa é responsável pela criação do podcast 37 Graus, que foi um dos 14 projetos apoiados pelo Serrapilheira em 2018 e um dos seis selecionados no Google Podcasts creator program, um edital que teve mais de 10 mil inscrições ao redor do mundo. 

O programa de treinamento terá como meta principal refinar e desenvolver as propostas dos podcasts selecionados de acordo com seus objetivos e públicos-alvo. Além disso, o propósito é fortalecer as habilidades técnicas e editoriais dos produtores – da pauta à publicação –, bem como as capacidades necessárias para elaborar o planejamento de distribuição, marketing e viabilidade financeira dos podcasts, visando a sustentabilidade dos projetos. As aulas contarão com professores e palestrantes convidados.

Ao fim do treinamento, os participantes terão construído as bases técnicas e conceituais para desenvolver seus projetos com clareza sobre seus objetivos e os processos necessários para alcançá-los. A ideia é que, nesse período, cada podcast elabore uma temporada piloto de nível profissional. Os projetos selecionados contarão, ainda, com sessões de mentoria remota pelo Laboratório 37. 

O treinamento online terá duração de 7 semanas. Serão duas aulas por semana, com 2 horas cada, realizadas no período da noite. O treinamento poderá exigir ainda leituras complementares e exercícios extras. Será obrigatória a participação nas aulas de dois integrantes por projeto. Os integrantes escolhidos para participar das aulas online devem cumprir um papel de liderança dentro do projeto e participar da etapa presencial.

A etapa presencial inclui uma imersão de 4 dias, em cidade a ser definida. Os candidatos devem ter disponibilidade para viajar. Os custos serão cobertos pelo Serrapilheira.  

Idioma dos projetos, treinamentos e mentorias

As propostas devem ser enviadas em português. O treinamento e sessões de acompanhamento também serão feitos em português.

Recursos financeiros e duração dos contratos

Os selecionados receberão até 55 mil reais de financiamento do Serrapilheira para executarem seus projetos. O valor final do apoio dependerá da aprovação do orçamento proposto. 

Os contratos terão a duração de 10 meses a partir do começo do treinamento.

Os recursos serão transferidos em forma de doação. Organizações não isentas estarão sujeitas à incidência do imposto sobre doações e outros encargos. 

Cronograma

Lançamento da chamada pública
19 de março de 2024

Abertura do sistema de submissões (nova data)
12 de abril de 2024

Prazo final para envio de propostas
28 de maio de 2024 (até 16h) (nova data)

Publicação do resultado
09 de agosto de 2024 (nova data)

Imersão treinamento presencial
Setembro ou outubro

Treinamento online e mentorias (7 semanas)
Setembro e outubro

Continuação das mentorias e entregas finais
Novembro

Prazo final para publicação das temporadas
Abril de 2025

Inscrições

  1. Acesse https//serrapilheira.fluxx.io e se cadastre.
  2. Uma vez dentro do sistema, selecione Camp Serrapilheira 2024: Podcasts no menu à esquerda. Leia as instruções de cada pergunta com atenção. 
  3. Cadastre sua organização clicando em “Add New”.
  4. Preencha o formulário com as informações solicitadas.
  5. Ao final, clique em “Salvar”. Em seguida”, clique em “Submit” no canto inferior direito. Você receberá um email avisando que sua proposta foi submetida com sucesso. Propostas que forem somente salvas, mas não submetidas, não serão consideradas.

Perguntas do formulário de inscrição

(*) preenchimento obrigatório

Cadastro

Nome*

E-mail*

Gênero*

Raça/Cor*

Proposta

Nome da organização*

Qual dos itens descreve melhor a organização?

  • Centro cultural-museu
  • Empresa
  • Empresa pública
  • Entidade sem fins lucrativos
  • Escolas
  • Grupo independente
  • Instituto de pesquisa
  • Organização internacional
  • Outras inst. públicas
  • Universidades
  • Veículo de Mídia/Jornalismo

Conte-nos mais sobre sua organização e como esse treinamento pode contribuir para o seu desenvolvimento e/ou, missão e objetivos. (Até 1000 caracteres)

Cidade*

Estado*

Nome do podcast*

Estágio de produção*

Conte-nos em que etapa do projeto você está.

  • Em produção (ainda não foi lançado)
  • Podcast existente (com menos de uma temporada)
  • Podcast existente (1-2 temporadas já lançadas)
  • Podcast existente (2+ temporadas)

Site ou feed do podcast*

Caso seu podcast já exista, compartilhe o link para o site ou feed (Apple Podcasts, Google Podcasts, Soundcloud, Youtube, etc)

Canais em redes sociais*

Mencione os links dos canais/contas onde o podcast será divulgado com frequência, sejam contas exclusivas para o podcast ou contas da organização.

YouTube

Instagram

Twitter

Twitch

Tiktok

LinkedIn

Outros

Audiência nas redes sociais (caso possua)*

Caso os canais de publicação e divulgação do projeto já existam, qual é a audiência atual de cada canal? 

Inscritos no Instagram:

Inscritos no Twitter:

Inscritos no YouTube:

Média de downloads por episódio nas plataformas de podcast:

Total de downloads nas plataformas de podcast:

Média de visualizações por vídeo no YouTube:

Média da taxa de engajamento no Instagram:

Formato do programa*

Qual das opções abaixo melhor descreve o formato do seu podcast?

  • Reportagem, narrativa não-ficcional
  • Entrevista
  • Mesa-redonda
  • Ficção
  • Narrativa pessoal 
  • Performance
  • Outro

Se você selecionou a opção “Outro”, descreva o formato do seu podcast.* (Até 200 caracteres)

Resumo do projeto* (descrição curta)

Fale sobre seu podcast em uma ou duas frases. (Até 300 caracteres)

Descrição completa

Agora, conte mais sobre o projeto. Descreva quais temas você pretende tratar e a relevância deles, qual abordagem será adotada, o que o ouvinte encontrará no programa e quem conduzirá os episódios.(Até 4000 caracteres)

O que faz do seu projeto um bom candidato para essa seleção? Explique o que ele tem de novo em relação a outros podcasts ou projetos que contam histórias ou promovem debates sobre ciência. * (Até 2000 caracteres)

O Instituto Serrapilheira quer apoiar o desenvolvimento de podcasts que aprofundem, ampliem e promovam o debate e a cultura científica no Brasil. Use este espaço para defender seu projeto e explicar qual o papel da ciência nele. 

Quais podcasts, séries ou filmes você tem como referência para este projeto? (Em até 1000 caracteres)

Qual será o maior desafio na execução do seu projeto?* (Até 1000 caracteres)

Amostra de áudio*

Grave um áudio de até um minuto como amostra do que será o podcast. Com esta amostra queremos ter uma ideia geral do tom. Por isso, não é necessário fazer uma grande produção.

Explicação da amostra de áudio* 

Por que essa amostra simboliza seu podcast? Descreva sons que marcam a proposta e justifique a escolha desse trecho (Até 500 caracteres)

Plano de distribuição*

Explique a estratégia de distribuição do projeto. Quais serão as ações e medidas adotadas para que ele tenha o maior alcance e impacto possível, considerando o(s) meio(s) onde será publicado e divulgado, o público-alvo e as mídias sociais. (Até 2000 caracteres)

Já obteve financiamento e treinamento para realizar algum projeto especificamente voltado a temas científicos? *

Sim, com financiamento e/ou treinamento do Serrapilheira

Sim, com financiamento e/ou treinamento de outra instituição

Não

Se marcou sim, conte qual foi o projeto e o financiador (Até 150 caracteres)

Qual sua visão de sucesso para este projeto?* 

Explique qual sua visão de sucesso, como pretende avaliá-la e os desdobramentos imaginados em 5 anos (até 2000 caracteres)

Orçamento* 

Explique como pretende usar os recursos financeiros oferecidos pelo Serrapilheira. Apresente seu orçamento detalhado em até 10 linhas. 

Quantas pessoas são contratadas/pagas pelo podcast hoje? *

Somente números, a partir de 0 caso ainda não haja uma equipe contratada. 

Composição da Equipe *
Função / Gênero / Raça / Estado

Cor ou raça

Você se autoidentifica como uma pessoa negra (preta ou parda)?

( ) sim

( ) não

Conte-nos mais sobre você e os membros da equipe do projeto. Destaque experiências anteriores com áudio e/ou audiovisual.* 

Quem é você? Qual sua trajetória profissional e criativa? No caso de ter uma equipe, o que faz dela o time ideal para realizar este projeto? (Até 2000 caracteres)

Indique 1 contato que possa recomendar seu trabalho (informe o nome, cargo/ instituição/ atuação e e-mail/ telefone da pessoa)*

Disposições gerais

O Instituto Serrapilheira se reserva o direito de cancelar, suspender, modificar, rever ou postergar, a qualquer momento, a seu exclusivo critério de avaliação, o processo de seleção a que se refere esta Chamada, mediante simples aviso publicado nos mesmos meios de divulgação desta Chamada. Nenhum valor ou ressarcimento será devido, a qualquer título, a qualquer pessoa, física ou jurídica, incluindo, mas não se limitando a potenciais candidatos, candidatos que já tenham submetido projetos, bem como a instituições ou empresas às quais tais candidatos ou potenciais candidatos sejam ou estejam vinculados, em razão da participação dos mesmos e de seus respectivos projetos no processo de seleção objeto desta Chamada, em razão de seu cancelamento, suspensão, modificação ou postergação. A preparação e a submissão dos projetos ao processo de seleção objeto desta Chamada são de integral responsabilidade dos candidatos, os quais deverão arcar integralmente com os seus respectivos custos. Ao aderirem a esta Chamada, os candidatos reconhecem que cabe exclusivamente ao Serrapilheira arbitrar o processo de seleção, observados os procedimentos descritos nesta Chamada. Do processo de deliberação e escolha dos candidatos e projetos por parte do Serrapilheira não caberá nenhum tipo de recurso, pedido de revisão, ou ressarcimento de custos, despesas ou indenização na hipótese de não seleção de projetos submetidos, em qualquer fase ou etapa dos processos descritos nesta Chamada. O Instituto Serrapilheira poderá, a qualquer tempo e independentemente da necessidade de consentimento prévio do candidato ou instituição de ensino, empresa, instituto, associação ou entidade afim, ao qual o mesmo esteja ou seja vinculado, desenvolver e conduzir, direta ou indiretamente, estudos, pesquisas e projetos  relativos aos trabalhos e propostas submetidas pelos candidatos por meio desta Chamada, inclusive divulgando os resultados dos mesmos, respeitada a confidencialidade das propostas submetidas, desde que as mesmas já não sejam públicas ou de conhecimento geral, na oportunidade dos estudos, projetos ou pesquisas, bem como, ainda, a titularidade do(s) autor(es) da(s) mesma(s).

Contato

divulgacaocientifica@serrapilheira.org

Nesta chamada