23/04/2020 05:26

Saiba mais sobre “Epidemia”, série do podcast 37 graus

  • Divulgação científica

Em artigo, as criadoras do podcast 37 Graus Sarah Azoubel e Bia Guimarães contam sobre o desafio de lançar a série especial “Epidemia”, que relembra a trajetória da zika no Brasil, em meio à pandemia de Covid-19. Confira.

Bia Guimarães e Sarah Azoubel

Em 17 de março, lançamos ‘Epidemia’, uma série do 37 Graus em parceria com a Folha de S.Paulo. Esse dia chegou depois de mais de seis meses de produção. Foram meses que passamos investigando e documentando a história da zika no Brasil. Meses pensando em como esse evento pode nos ajudar a entender o ciclo das epidemias, os bastidores das pesquisas científicas, e o que acontece depois que o assunto sai das manchetes. Meses planejando, gravando, roteirizando e editando episódios.

No dia 24 de março – exatamente uma semana depois do lançamento – nós entramos em quarentena. Nós e o resto do Estado de São Paulo.

Nesse espaço de pouco mais de um mês desde o lançamento, nossa vida mudou de um jeito que a gente não esperava. E a série ‘Epidemia’ teve que mudar também. Porque não fazia sentido falar de outras epidemias sem pensar também na pandemia que estamos vivendo.

Nós tivemos que mudar de rumo e replanejar alguns episódios completamente. Então, apesar de não podermos sair de casa, o ritmo dessas últimas semanas tem sido mais acelerado do que nunca. E ainda estamos aprendendo a fazer o podcast separadas, com cada uma gravando na sua casa, nos estúdios que improvisamos.

O sétimo e último episódio da série será lançado na próxima terça-feira, dia 28 de abril. Depois disso, nós vamos ter que parar para pensar como vai ser a produção do 37 Graus no resto do ano, já que o nosso plano de viajar o Brasil com o gravador na mão vai ter que esperar um pouco mais.

Sobre o 37 Graus

Produção do Lab37, o 37 Graus é um podcast documental produzido, editado e apresentado pela jornalista Bia Guimarães e pela bióloga Sarah Azoubel. O programa está disponível em todos os aplicativos de podcast, como Apple Podcasts, Spotify, Google Podcasts e outros. Basta procurar por “37 Graus” em seu tocador preferido. O 37 Graus tem o apoio do Instituto Serrapilheira e do Google Podcast creator program.

  • Temas
  • 37 graus
  • convid-19
  • epidemia