05/06/2023 01:25

Chamada para pesquisa em doenças raras: confira os selecionados 

  • Chamadas Públicas

Edital é uma parceria entre Instituto Serrapilheira e Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) e o Instituto Serrapilheira anunciam nesta segunda-feira, 5, os três selecionados na chamada pública para pesquisa em doenças raras. Os pesquisadores vão receber até R$ 300 mil para investigar novos diagnósticos em doenças raras de origem genética. Os recursos deverão ser usados em um período de dois anos. 

As duas instituições conduziram em parceria tanto o desenho do edital como o processo de seleção. Já os recursos para os projetos selecionados serão disponibilizados integralmente pelo IJC,

Na primeira etapa do processo de seleção, 15 pré-propostas foram avaliadas de forma independente por especialistas internacionais, que selecionaram sete candidatos. Nesta segunda etapa, os projetos foram avaliados por quatro revisores internacionais, que chegaram à lista final dos três selecionados listados abaixo. 

Conheça os pesquisadores:

Emanuel Carrilho
Universidade de São Paulo
Projeto: “Direct newborn screening for aminoacidopathies using integration of paper microfluidic device and paper spray mass spectrometry”
A pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um método de plataforma de papel para análises diretas, rápidas, e de baixo custo na triagem neonatal.

Ida Schwartz
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Projeto: “Developing and validation of a novel neonatal screening method for newborn screening of homocystinurias in dried blood spot samples”
A pesquisadora vai buscar estabelecer uma abordagem viável para a triagem de homocistinúria com taxas baixas de resultados falso-negativos.

Roberto Giugliani
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Projeto: “Expansion of the newborn screening in Brazil: validation of a strategy for Mucopolysaccharidoses newborn screening using biomarkers derived from glycosaminoglycans”
A proposta objetiva avaliar a utilização do método de determinação de biomarcadores em sangue seco para aplicação na expansão do Programa Nacional de Triagem Neonatal do Brasil.

  • Temas
  • doenças raras
  • edital
  • IJC

Projetos e pesquisadores relacionados