Formação

Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas

Resultados divulgados

Confira a lista dos selecionados:

Amanda Barreto Campos, Bahia
Anna Rebello Landim, Rio de Janeiro
Arthur Bizzi, Distrito Federal
Benjamin Garcia de Figueiredo, Minas Gerais
Bruna Fistarol, Rio de Janeiro
Bruno Paranhos, Rio de Janeiro
Carlos Andrés Díaz Rodríguez, Colômbia
Daniel Cardoso Pereira Jorge, São Paulo
Denise Cammarota, Argentina
Ewaldo Leitão, Estados Unidos
Fernanda Thimoteo Azevedo Jorge, Rio de Janeiro
Hemanoel Passarelli Araujo, Minas Gerais
Inês Motta Comarella, Espírito Santo
Irina Lerner, São Paulo
João Pedro Valeriano Miranda, Distrito Federal
José Andrés Guzmán Morán, São Paulo
Luisa Ramirez, Minas Gerais
Maria Julia Maristany, Reino Unido
Matheus Bongestab, Paraíba
Natália Diesel, Portugal
Nathan de Oliveira Silvano, Rio de Janeiro
Noemi Zeraick Monteiro, Minas Gerais
Paula Favoretti Vital do Prado, São Paulo
Pedro Goes Nogueira de Sá, São Paulo
Rafael Menezes, Bahia
Renata Biaggi Biazzi, São Paulo
Tan Tjui Yeuw, São Paulo
Tatiana Campos Neves, Rio de Janeiro
Thiago Moura Rocha, São Paulo
Victor Klein de Sousa, São Paulo

Saiba mais sobre o perfil dos inscritos na primeira edição do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas.

Edital

O Instituto Serrapilheira e o International Centre for Theoretical PhysicsSouth American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR) lançam, em parceria, o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas, que tem como objetivo preparar futuros pesquisadores de ciências da vida com foco no uso da matemática, física e ciência da computação. 

Da biologia à ecologia, buscamos pesquisadores em processo de formação que desejam enfrentar grandes perguntas e desenvolver pesquisa na fronteira do conhecimento.

Nosso intento, no longo prazo, é criar uma geração de jovens cientistas brasileiros e latino-americanos altamente qualificada, com habilidades quantitativas para abordar os sistemas biológicos complexos.

1. O Programa

O programa oferece uma formação intensiva para estudantes que estão iniciando suas trajetórias acadêmicas. Além de uma imersão nos principais tópicos da biologia e ecologia, em contato direto com cientistas de instituições internacionais que estão à frente dos grandes avanços em suas respectivas áreas, os participantes receberão treinamento no uso de métodos quantitativos para resolver questões da vanguarda das ciências da vida. 

A partir de 2022 (se as condições sanitárias permitirem), o programa vai oferecer um curso presencial de seis meses, dividido entre um módulo introdutório e um avançado, em São Paulo, nas instalações do ICTP-SAIFR, na UNESP. Ao final do curso modular, os participantes desenvolverão uma proposta de pesquisa para continuar seus estudos em um programa de doutorado e estarão aptos a disputar vagas nos principais centros de excelência no exterior. 

Em respeito às medidas necessárias neste momento para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, decidimos organizar, em 2021, uma versão online, mais curta, dessa formação de cientistas. Em julho deste ano realizaremos um workshop de quatro semanas de duração para até 50 participantes.

2. Workshop (2021)

O objetivo do workshop é desenvolver o pensamento crítico necessário para formular grandes perguntas biológicas e ensinar algumas das técnicas matemáticas e computacionais requeridas para respondê-las, convidando os participantes a explorar novos direcionamentos de pesquisa. Grandes perguntas são aquelas que questionam o conhecimento científico atual, abrem novas perspectivas de avanço ou aprofundam o conhecimento de uma área científica.

Ao longo do workshop, que ocorrerá em formato online de 5 a 30 de julho de 2021, os estudantes selecionados farão uma imersão nos diferentes campos da pesquisa em biologia e ecologia por meio de:

a) Aulas expositivas e sessões de discussão

O corpo docente é constituído de cientistas que atuam em centros de pesquisa de excelência de diversos países, e cada um deles vai ministrar duas aulas expositivas. Como teremos professores de diferentes partes do mundo, todas as aulas serão ministradas em inglês.

Mais do que professores altamente qualificados, sua postura como cientistas que de fato fazem grandes perguntas ilustra como a pesquisa de ponta é concebida e desenvolvida atualmente. Os alunos terão uma sessão de perguntas e respostas com cada professor para tirar dúvidas, discutir assuntos das aulas expositivas e interagir diretamente com eles.

Veja a lista completa dos tópicos abordados no workshop e os cientistas que darão as aulas aqui

b) Projeto

Ao longo das três primeiras semanas, paralelamente às aulas, os participantes, divididos em pequenos grupos, vão trabalhar em um projeto, com a tutoria de um pesquisador em pós-doutorado. O objetivo é aplicar os conhecimentos abordados nas aulas a um problema de pesquisa. 

A quarta semana será dedicada exclusivamente ao aprofundamento dos projetos, que no último dia de aula serão apresentados e avaliados pelos tutores, marcando assim o encerramento do workshop. 

O que esperamos dos alunos selecionados

Esperamos que os participantes aproveitem ao máximo a oportunidade de interagir com cientistas de ponta, responsáveis por pesquisas de grande impacto na comunidade científica mundial e que desejam contribuir para o processo de formação de jovens pesquisadores com grande potencial.

Por isso, ao longo das quatro semanas é obrigatória a dedicação integral ao workshop. Buscamos alunos curiosos dispostos a mergulhar no workshop e participar ativamente, fazendo perguntas, interagindo e colaborando para o desenvolvimento do projeto em grupo, mostrando-se receptivos aos novos conhecimentos, abordagens e perspectivas.

Regras de participação nas aulas:

  • Todas as aulas são obrigatórias. Alunos que se ausentarem sem uma justificativa aos coordenadores poderão ser desligados do workshop.
  • Os alunos selecionados assumem o compromisso de participar ativamente das aulas e do projeto em grupo ao longo de toda a duração do workshop.
  • Em respeito aos professores, os participantes deverão manter suas câmeras ligadas durante o tempo de aula.

3. Quem pode se candidatar

Os candidatos devem ter concluído a graduação ou ter a conclusão prevista até 31/12/2021 em uma instituição de ensino superior do Brasil ou de outro país latino-americano. Aqueles que já estejam cursando a pós-graduação (mestrado ou doutorado) também são elegíveis.

Pessoas com formação acadêmica em qualquer área de conhecimento são bem-vindas. Nenhuma experiência de pesquisa no campo das ciências biológicas é requerida, porém é imprescindível ter o domínio da língua inglesa e, em matemática, o conhecimento prévio de cálculo diferencial e integral (ambos os requisitos serão aferidos ao longo do processo seletivo).

Buscamos estudantes ousados, com habilidades quantitativas, que não se limitem às fronteiras disciplinares e nutram um interesse sólido pelas grandes questões das ciências da vida.

Exige-se dedicação integral, com participação em todas as atividades (confira o que esperamos dos alunos selecionados).

4. Processo seletivo

Embora o bom desempenho acadêmico seja um fator significativo no processo seletivo, buscamos sobretudo jovens pesquisadores que demonstrem capacidade de enfrentar tarefas desafiadoras com rigor metodológico, visão crítica e potencial para buscar avanços na área das ciências da vida.

Inscrição

Os primeiros 500 inscritos terão a preferência no processo seletivo. Portanto, recomendamos que os candidatos preparem a documentação com antecedência e estejam atentos à data de abertura do sistema para que façam suas inscrições o quanto antes.

A partir de 9 de março, os candidatos poderão se inscrever no workshop em https://www.ictp-saifr.org/qbioprogram/, por meio de um formulário online e a apresentação dos seguintes documentos:

  • Curriculum vitae 

Escrito em inglês, com extensão máxima de duas páginas, em formato PDF.

  • Histórico escolar completo da graduação 

Todos devem enviar o histórico escolar da graduação com as notas das disciplinas cursadas.

  • Histórico escolar da pós-graduação

Aplicável somente àqueles matriculados em um programa de mestrado ou doutorado.

  • Carta de motivação

A carta de motivação terá papel crítico no processo seletivo. Recomendamos aos candidatos que dediquem tempo e reflexão a este item. Deve ser escrita em inglês, com, no máximo, 4 mil caracteres sem espaço. O candidato deve demonstrar sua afinidade com o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas e indicar as razões pelas quais deve ser selecionado.

  • Indicação dos nomes e e-mails de 2 cientistas seniores que enviarão cartas de recomendação

Nesta etapa, cabe ao candidato somente indicar os nomes dos cientistas e seus respectivos e-mails de contato. 

Após a inscrição no site do Programa, os cientistas indicados pelos candidatos receberão um formulário eletrônico que deverá ser preenchido e enviado até 3 de maio de 2021, às 17h (horário de Brasília) – prazo final da inscrição. Atenção: a data de recebimento das cartas de recomendação não interfere na data da inscrição (feita pelo candidato) considerada para dar preferência aos primeiros 500 inscritos. Ou seja, independentemente da data em que os cientistas indicados enviem as cartas de recomendação (desde que dentro do prazo final de inscrição), o que será considerado para identificar os primeiros 500 candidatos que terão a preferência no processo seletivo são a data e horário de envio do formulário e dos documentos pelo próprio candidato.

Seleção

As candidaturas serão avaliadas em duas etapas por um comitê constituído por pesquisadores do ICTP-SAIFR e membros do Instituto Serrapilheira: num primeiro momento, haverá uma pré-seleção com base na análise do formulário de inscrição e dos documentos submetidos (reiteramos: a carta de motivação terá um papel crítico neste momento). Os candidatos pré-selecionados serão então entrevistados remotamente, para que se possa avaliar sua capacidade técnica e seu nível de proficiência em inglês e matemática. 

Após esta etapa, até 50 estudantes serão convidados a participar do workshop. Os alunos selecionados serão notificados em 4 de junho de 2021.

5. Cronograma

9 de março de 2021

Início das inscrições

3 de maio de 2021, às 17h (horário de Brasília)

Encerramento das inscrições

4 de junho de 2021

Notificação de aceitação aos alunos selecionados

5 de julho de 2021

Início do workshop

30 de julho de 2021

Encerramento do workshop

6. Comitê consultivo

O Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas foi concebido e estruturado com o apoio de um Comitê Consultivo que acompanha sistematicamente o desenvolvimento e a consolidação das diferentes etapas do programa:

António Coutinho

Criador do Programa de Doutorado do Instituto Gulbenkian de Ciência (igc), em Portugal.

Akiko Iwasaki

Professora da Yale University e pesquisadora principal no Howard Hughes Medical Institute (HHMI), nos Estados Unidos.

Simon Levin

Professor no Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Princeton (EUA) e diretor do Centro de Biocomplexidade do Instituto Ambiental na mesma universidade.

Maria Leptin

Diretora da European Molecular Biology Organization (embo), na Alemanha. 

Jordi Bascompte

Professor de Ecologia na Universidade de Zurique, na Suíça, e diretor do Mestrado em Ciências Ambientais na mesma universidade. 

Thiago Carvalho

Coordenador de Pós-Graduação da Fundação Champalimaud, em Portugal.

Stevens Rehen 

Diretor de Pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (idor) e Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ufrj).

7. Considerações finais

O Instituto Serrapilheira se reserva o direito de cancelar, suspender, modificar, rever ou postergar, a qualquer momento e a seus exclusivos critérios de avaliação e conveniência, o processo de apoio a que se refere este Edital, mediante simples aviso publicado nos mesmos meios de divulgação do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas, sem que isso implique em relação aos inscritos no Programa qualquer tipo de ressarcimento ou indenização.

De forma a preservar os critérios de isenção e isonomia que norteiam a análise e escolha dos inscritos no Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas e como forma de prevenir potenciais conflitos de interesse e/ou infração às regras previstas no Código de Ética e Conduta do Instituto Serrapilheira, não poderão, direta ou indiretamente, habilitar-se às Chamadas do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas pessoas com relações de casamento, união estável ou parentesco por consanguinidade ou afinidade, seja em linha reta, colateral ou transversal, até o segundo grau, com funcionários, diretores e ou membros dos Conselhos de Administração e Científico do Instituto Serrapilheira. A deliberada não observância desta regra de impedimento, por qualquer pessoa que se habilite para as Chamadas do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas dará ao Serrapilheira, a seu exclusivo critério de conveniência e tempo, o direito de solicitar a exclusão do beneficiário da Chamada.

Exceções às regras aqui previstas devem ser avaliadas e decididas pelo Conselho de Administração do Serrapilheira.

8. Contato

qbioprogram@ictp-saifr.org

9. Dúvidas frequentes

Qual é a duração do workshop?

O workshop tem quatro semanas de duração, de 5 a 30 de julho de 2021.

Qual é a carga horária do workshop?

O workshop é intensivo, em horário integral (manhã e tarde), de segunda a sexta, com intervalo de almoço e pausas mais curtas ao longo do dia. Os participantes devem ter disponibilidade para se dedicar totalmente ao curso e participar de todas as aulas.

Quem serão os professores?

O corpo docente é constituído de cientistas que atuam em centros de pesquisa de excelência de diversos países. Mais do que professores altamente qualificados, sua postura como cientistas ilustra como a pesquisa de ponta é concebida e desenvolvida atualmente. Veja a lista completa dos cientistas que darão as aulas aqui.

Quais são os assuntos abordados?

Além de uma imersão nos principais tópicos da biologia e ecologia, os participantes do workshop receberão treinamento no uso de métodos quantitativos para resolver questões da vanguarda das ciências da vida. Veja a lista completa dos tópicos abordados no workshop e os cientistas que darão as aulas aqui.

Que tipos de atividade estão contemplados no workshop?

O workshop será composto de duas aulas expositivas e uma sessão de discussão com cada professor.

Ao longo das três primeiras semanas, paralelamente às aulas, os participantes, divididos em pequenos grupos, vão trabalhar em um projeto, com a tutoria de um pesquisador em pós-doutorado. O objetivo é aplicar os conhecimentos abordados nas aulas a um problema de pesquisa.

A quarta semana será dedicada exclusivamente ao aprofundamento dos projetos, que no último dia de aula serão apresentados e avaliados pelos tutores, marcando assim o encerramento do workshop.

Por que as aulas serão em inglês?

Como teremos professores de diferentes partes do mundo e, possivelmente, alunos de diferentes nacionalidades, todas as aulas serão ministradas em inglês.

Quantos candidatos serão selecionados?

Serão selecionados até 50 participantes para o workshop online de 2021.

Quais são os requisitos para me candidatar?

Os candidatos devem ter concluído a graduação ou ter a conclusão prevista até 31/12/2021 em uma instituição de ensino superior do Brasil ou de outro país latino-americano. Aqueles que já estejam cursando a pós-graduação (mestrado ou doutorado) também são elegíveis.

É imprescindível ter o domínio da língua inglesa e, em matemática, o conhecimento prévio de cálculo diferencial e integral (ambos os requisitos serão aferidos ao longo do processo seletivo). Exige-se dedicação integral, com participação em todas as atividades.

Somente biólogos e matemáticos podem se candidatar?

Não. Pessoas com formação acadêmica em qualquer área de conhecimento são bem-vindas. Nenhuma experiência de pesquisa no campo das ciências biológicas é requerida, porém é necessário ter conhecimento de cálculo diferencial e integral.

Qual é o nível de conhecimento de matemática (cálculo diferencial e integral) exigido?

É necessário saber resolver derivadas e integrais de uma variável e estar familiarizado com equações diferenciais como a equação de crescimento exponencial, por exemplo.

Além dos critérios formais de elegibilidade, qual é o perfil buscado?

Buscamos estudantes ousados, com habilidades quantitativas, que não se limitem às fronteiras disciplinares e nutram um interesse sólido pelas grandes questões das ciências da vida. Embora o bom desempenho acadêmico seja um fator significativo no processo seletivo, procuramos sobretudo jovens pesquisadores que demonstrem capacidade de enfrentar tarefas desafiadoras com rigor metodológico, visão crítica e potencial para buscar avanços na área das ciências da vida.

Fiz a graduação em uma instituição de ensino superior do Brasil ou de outro país latino-americano, porém estou cursando a pós-graduação fora da América Latina. Sou elegível?

Sim. Somente a graduação precisa ter sido cursada em uma instituição de ensino superior do Brasil ou de outro país latino-americano.

Como posso me inscrever no workshop do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas?

A partir de 9 de março de 2021, os candidatos poderão se inscrever no workshop em https://www.ictp-saifr.org/qbioprogram/, por meio de um formulário online e a apresentação dos seguintes documentos:

  • Curriculum vitae

Escrito em inglês, com extensão máxima de duas páginas, em formato PDF.

  • Histórico escolar completo da graduação

Todos devem enviar o histórico escolar da graduação com as notas das disciplinas cursadas.

  • Histórico escolar da pós-graduação

Aplicável somente àqueles matriculados em um programa de mestrado ou doutorado.

  • Carta de motivação

A carta de motivação terá papel crítico no processo seletivo. Recomendamos aos candidatos que dediquem tempo e reflexão a este item. Deve ser escrita em inglês, com, no máximo, 4 mil caracteres sem espaço. O candidato deve demonstrar sua afinidade com o Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas e indicar as razões pelas quais deve ser selecionado.

  • Indicação dos nomes e e-mails de 2 cientistas seniores que enviarão cartas de recomendação

Nesta etapa, cabe ao candidato somente indicar os nomes dos cientistas e seus respectivos e-mails de contato.

Não sou elegível, porém gostaria de participar das aulas como ouvinte. É possível?

Infelizmente, temos um número limitado de participantes e não é possível abrir vagas extras para ouvintes.

Não tenho disponibilidade todos os dias da semana durante a duração do workshop. Posso participar mesmo assim?

Não. Os alunos selecionados assumem o compromisso de participar ativamente das aulas e do projeto em grupo ao longo de toda a duração do workshop. Todas as aulas são obrigatórias e os participantes que se ausentarem sem uma justificativa aos coordenadores poderão ser desligados do workshop.

Ainda estou cursando a graduação/pós-graduação. Posso enviar meu histórico escolar incompleto?

Sim. Caso ainda não tenha concluído a graduação/pós-graduação, o candidato deve enviar o histórico escolar com as notas das disciplinas já cursadas.

Somente os primeiros 500 inscritos seguirão no processo seletivo?

Não. Os primeiros 500 inscritos terão a preferência no processo seletivo. Portanto, recomendamos que os candidatos preparem a documentação com antecedência e estejam atentos à data de abertura do sistema para que façam suas inscrições o quanto antes.

Quem deve escrever cartas de recomendação para um candidato do workshop?

Pesquisadores/professores universitários experientes que conheçam o desempenho do candidato como aluno/pesquisador.

Posso falar com alguém da equipe do Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas?

Você pode entrar em contato com a equipe pelo e-mail formacao@serrapilheira.org

datas importantes

Início das inscrições

9 de março de 2021, à 0h (horário de Brasília)

Encerramento das inscrições

3 de maio de 2021, às 17h (horário de Brasília)

Notificação de aceitação aos alunos selecionados

4 de junho de 2021

Início do workshop

5 de julho de 2021

Encerramento do workshop

30 de julho de 2021

para baixar

Português

English